6 tendências do Email Marketing para vender mais em 2017

17 de maio de 2017
Tendências do Email Marketing em 2017

E se o seu email se tornasse o seu melhor vendedor? E se esse vendedor fosse automático e inteligente?

Entender as tendências do Email Marketing em 2017 com certeza é a chave para executar estratégias de marketing digital e inbound marketing com sucesso.

Afinal, o email marketing é a mídia que mais vende na internet brasileira. Segundo estudo recente, o email marketing possui uma taxa de conversão de 2,53% (um ótimo número).

Leia também: Guia de Canais de Marketing Digital

Temos ótimos palpites baseados em especialistas do mundo:

Tendências do Email Marketing em 2017

  • Combinação de comportamento do usuário x Data Scientist deve ser ainda maior. Para mandar o email certo, na hora certa, para a pessoa certa.
  • Métricas irão muito além da abertura e clique.
  • Tracking (rastreamento de dados e comportamento do usuário) deve ser ainda mais avançado para disparar o email marketing com precisão milimétrica.

Imagine esse exemplo prático: quanto você venderia se os visitantes da sua página de fechamento de negócio recebessem um e-mail de carta de vendas ao retornarem à página 3x no mesmo dia?

  • Leads qualificados para automações estratégicas precisarão de mais do que apenas email, cargo, telefone e etc.

Quais páginas ele acessou mais? O que ele gosta? Qual a idade dele? Por onde ele abre os emails?

  • O design do email marketing não será mais customizado.

Ele deve se tornar cada vez mais automático baseado em templates que são ajustados de acordo com os testes A/B e sua taxa de conversão.

  • Pagamentos mobile podem se tornar realidade e isso inundará a caixa de email da sua persona.

Importância do Email Marketing

Muita gente diz que o email está morto e que não há como fazer uma estratégia vencedora por este canal. Aí, surgem profetas apontando os Ads e Adwords, entre outros como canais melhores para aquisição de clientes.

A resposta: depende do seu público. O Email é um dos poucos canais que sua empresa terá controle total da ferramenta. Email é seu, não é do Facebook, do Google ou do LinkedIn.

Para muitas empresas, uma das maiores tendências do Email Marketing é justamente seu fortalecimento. O vídeo a seguir fala exatamente sobre essas empresas, confira:

Automação: não é mais Tendência do Email Marketing

Muita gente ainda pensa nos emails somente momentos antes de enviá-lo. Automação do fluxo de emails para se comunicar com os clientes é algo que passa longe da cabeça de muitos empreendedores, mas deveria ser uma de suas primeiras preocupações em marketing.

Automação de email marketing é uma forma de se comunicar com seus clientes numa frequência confortável para eles.

É uma necessidade das empresas, na era em que o processo de compra se torna cada vez mais personalista, interativo e educativo.

Basicamente, você precisa desenhar fluxos — sequências de emails — a serem disparados por ferramentas de automação, como o RDStation e o Pipz.

Depois, basta produzir os emails e configurá-los conforme o fluxo desenhado (estilo a imagem aí do lado). Aí, é só deixá-los se comunicando, se relacionando e compartilhando informação relevante sobre sua área de atuação, seus produtos, serviços, tudo de forma automática!

fluxo de automação de email marketing Clique para ver a imagem em tamanho completo.

A automação de email é um dos princípios básicos do Inbound Marketing.

É uma forma de não apenas vender, mas fazer sentido para seus clientes e prospects.

Conclusão sobre Tendências do Email Marketing em 2017

Você não precisa dominar essas técnicas avançadas. No entanto, caso você não conte com um parceiro que seja Digital Expert, a sua empresa pode perder espaço no mercado.

Afinal, alguém aproveitará o fluxo de oportunidades digitais por você. E nunca é tarde para começar a se relacionar bem com seus clientes.

Se precisar de ajuda para deixar de sobreviver, mas de fato vender mais em 2017 com uma metodologia fixada em conhecimento técnicoestratégico, fale conosco.

Leia também: 5 dicas para e-mail marketing de Natal e Criação de Sites.



Obrigado por ler até aqui!

Fontes: Campaing Monitor e Udacity.

[Conteúdo originalmente publicado por Lucas Bernardes em 8 de dezembro de 2016. Atualizado por Flavio Barboni em 17 de maio de 2017.]

Autor Lucas em ODIG Digital Marketing Experts
Lucas Bernardes

Redator publicitário na ODIG. Acredita que o conteúdo é rei e o inbound marketing é o seu reino.

Faça seu comentário aqui: