Como medir sua presença em mídias sociais

28 de fevereiro de 2015

Mídias Sociais: Como medir

Você criou sua estratégia de marketing para as mídias sociais, colocou em ação e deu certo. E agora? Agora é hora do pós-estratégia, ou seja, o momento em que você/ sua empresa avaliam e mensuram os resultados e retornos que elas estão gerando.

É fundamental medir a presença nos meios de comunicação, ainda mais quando eles provaram ser fundamentais para qualquer empresa. Não somente, os profissionais dessa área precisam mostrar os resultados de seus trabalhos através de relatórios, métricas e números.

As mídias oferecem uma gama de métricas, mas como vou saber qual é a melhor pra mim? Para começar, é necessário que os objetivos estejam bem claros, a estratégia em mídias sociais bem definida e as metas estabelecidas (curto, médio e longo prazo). Com estas informações em mãos, ficará mais fácil mensurar a presença nos meios de comunicação da empresa, quando você sabe quais indicadores, dentro dos oferecidos, lhe interessam ou não. Além disso, o retorno gerado também ficará mais simples de ser medido.

É muito importante que antes da mensuração dos resultados a empresa já tenha estruturado um planejamento eficiente, com métricas e planos de ação. Este é o único jeito de saber se a empresa está realizando o planejamento e atingindo os resultados esperados, já que não basta apenas ter os números, mas saber interpretá-los.

Nós indicamos os três primeiros passos para começar a medir os seus resultados:

 

Como escolher uma boa ferramenta

A escolha de uma ferramenta para verificar a sua presença nas mídias sociais deve ser feita com cuidado. Existem muitas ferramentas disponíveis no mercado com diversas funções, escolha aquela que se encaixa dentro das suas necessidades: opções, sistemas, usabilidade, layout e sim, pagamento, já que você pode escolher entre as gratuitas, as limitadas ou as pagas. O ideal é que sejam realizados testes para definir qual delas está mais alinhada com as necessidades e com os objetivos da empresa.

Consolide sua informação

Depois de ter decidido qual ferramenta usar, é importante começar a consolidar as informações. Pode ser por períodos de tempo (por exemplo: duas semanas), dependendo de quais são suas necessidades. Lembrando que estas informações devem sempre estar alinhadas ao objetivo da empresa, e aos seus valores. Empresas que vendem valores e não apenas um produto têm mais chance de sucesso dentro das mídias sociais.

Planeje o futuro

O processo de relatório é repetido periodicamente, conforme a política da empresa. Então, se o relatório de mídias sociais está demorando muito para ser produzido ou que as informações usadas neste mês não serão úteis ou consistentes nos meses seguintes, é melhor repensar algumas etapas.

Autor Gabriela em ODIG Digital Marketing Experts
Gabriela Zanella

Faça seu comentário aqui: