Por que sua empresa precisa fazer marketing no Facebook?

08 de setembro de 2017

Marketing no Facebook

Para muita gente, Facebook é sinônimo de “navegar na internet”. Com mais de 900 milhões de acessos diários e 1,4 bilhão de usuários cadastrados, não é difícil perceber o quanto essa informação é verdadeira, pois isso representa quase 50% das 3 bilhões de pessoas que acessam a internet regularmente, segundo a Organização das Nações Unidas. No Brasil, 45% da população acessa o Facebook TODOS OS DIAS! É natural que nessa rotina surjam incríveis oportunidades de fazer marketing no Facebook, usá-lo para suas campanhas, para conquistar a tão sonhada receita. Com certeza é um dos principais canais de marketing digital existentes hoje em dia.

Quer promover seu negócio e aumentar suas vendas? Receba dicas de Marketing Digital no seu e-mail. Aplique técnicas que dão resultados, utilizadas por nós e nossos clientes. Inscreva-se abaixo:


Marketing no FacebookComo qualquer ferramenta digital, o Facebook exige estratégias específicas, pensadas conforme suas funcionalidades e limitações. Algumas delas nós vamos falar a seguir, nos próximos tópicos, mas já adiantamos que vai MUITO além de simplesmente criar uma fan page (página da rede social) e escrever qualquer coisa, ou enfiar um monte de imagens bonitas e frases de efeitos. Criar e gerenciar uma fan page exige conhecimento, produção, monitoramento e mensuração. Fique tranquilo, também falaremos mais disso a seguir.

Facebook Business – Como usar o Facebook Marketing para empresas

Marketing Facebook - Facebook BusinessA primeira parte é definir o objetivo: muitas empresas adotam o Facebook em substituição a um site, já que precisam informar a clientes em potencial apenas seu endereço e número telefônico, por exemplo. Isso não é recomendável, já que ao publicar algo somente no Facebook, você está cedendo seus direitos (item 2.1 da Declaração de Direitos e Responsabilidades) à rede de Mark Zuckerberg, o que nos faz acreditar no poder de ter um site e ser dono do próprio conteúdo.

Além disso, o Facebook oferece recursos que vão além das simples informações para ajudar as pessoas a encontrarem seu negócio. Você pode atender aos pedidos por mensagem direta (o popular “inbox”), criar botões de ação com link para seu site ou aplicativo, criar enquetes, eventos, linhas do tempo para contar a história de sua empresa, entre outros recursos que tornam a Fan Page atraente tanto para quem a gerencia quanto para o grande público.

Vamos imaginar a empresa Formiga Transportes, que trabalha com transporte de carga, com foco na realização de fretes para pessoas físicas, como transporte de móveis. A pergunta que você deve fazer é: como sua fan page pode ser relevante e, principalmente, interessante para os clientes em potencial? A resposta: se aproxime de seu público, fale na linguagem deles.

Facebook Marketing = Marketing tradicional

Plano de Marketing - Facebook Marketing para empresasAs estratégias de marketing no Facebook se assemelham ao planejamento tradicional, onde é definido público-alvo, elaboradas estratégias para atingi-lo até a execução que, no caso, é a produção de conteúdo para a rede social. O que pode ser conteúdo? Imagens, vídeos, bons artigos, sempre lembrando que ao postar algo somente e diretamente no Facebook, você está cedendo os direitos ao Zuckerberg e, por isso, recomendamos fortemente que este não seja seu único canal com os clientes.

No caso da Formiga Transportes, a opção de conteúdo foi por dicas diárias de mudança e decoração da casa, com foco em universitários. Além das publicações diretamente na Fan Page, o time definiu que suas postagens nos sites também seriam replicados na página, assim como cada post contaria com botões de compartilhamento próprio. Para disseminar esses conteúdos, a Formiga Transportes adotou a estratégia a seguir.

Ter uma fan page atrativa e atualizada no Facebook é um dos passos essenciais para prospectar clientes na era digital. É por isso que o especialista em vendas Ciro Bottini recomenda a rede em seu site Você Vendedor.

Segundo Bottini, com uma boa estratégia de Facebook, seus clientes passarão a confiar mais em você, seguir seu conteúdo e te ver como especialista. É uma ótima ferramenta para prospectar clientes!

Facebook Mobile Marketing

No Brasil, quase 80% dos usuários acessam ao Facebook por dispositivos móveis mensalmente. Esse grupo certamente me inclui, e talvez você também! É na fila do banco, na espera do consultório, no trem, no metrô, no ônibus, no taxi, no banco do carona e, em alguns casos, até na mesa de jantar. Mas mesmo sabendo disso, muita gente ignora essa necessidade de pensar em que vai acessar a rede social nos dispositivos móveis.

Quando se prepara a estratégia e conteúdos para serem trabalhados no Facebook, é preciso ter em mente os seguintes fatores:

  • Responsividade:

    o link precisa levar para um site que abra corretamente, seja na tela do PC, do tablet ou do celular. Isso é valorizado pelo Google para definir o posicionamento nas buscas e é importante quando será preparado aquele post do Facebook com link externo.

  • Dimensões das imagens:

    se muita gente acessa do celular, a imagem tem de sempre ter dimensões mais horizontais que verticais. Uma imagem vertical pode ocupar toda a tela, fazer o usuário deslizar e apresentar uma experiência desagradável. O ideal são as imagens quadradas, que podem ser visualizadas confortavelmente em qualquer tela.

  • Duração de vídeos:

    os vídeos apresentam atualmente o melhor engajamento entre todos os tipos de publicação do Facebook. É só ver que, quando você posta um vídeo pessoal na rede, têm muitas curtidas e comentários. Zuckerberg quer transformar sua rede também em uma plataforma de vídeos e, por isso, está privilegiando esse tipo de conteúdo. Só que é preciso lembrar que alguém que esteja na rua, acessando a partir do pacote de dados não vai querer gastar toda a franquia em um vídeo. Os vídeos com duração de anúncios publicitário (30 segundos) costumam ter maior engajamento entre os usuários móveis.

Publicidade no Facebook

Marketing no Facebook - Publicidade no FacebookCom as mudanças no algoritmo do Facebook, a rede começou a privilegiar amigos e páginas com mais interações com os usuários, jogando aqueles que não tinham tanta “proximidade” para um cantinho escuro. A mudança na rede tinha um objetivo claro: promover o serviço Facebook Ads, que consiste em posts patrocinados. O Facebook nunca divulgou quantas empresas utilizam o serviço e ainda não há estudo relacionado ao uso do Ads, mas é possível dizer que a maioria das empresas já patrocinou/impulsionou pelo menos um post na rede.

Não faz nem ideia de quanto custa para anunciar no Facebook? Confira alguns planos.

Todo a gestão da publicidade no Facebook é feita pela Facebook for Business, plataforma da rede social voltada aos negócios e empreendedores. Claro, não é fácil entender tantos conceitos assim, de uma vez, mas o próprio Facebook tem um vídeo bastante explicativo sobre como usar a robusta solução de anúncios.

A Formiga Transportes também se mexeu para começar a impulsionar seus posts mais estratégicos, aqueles com potencial para gerar contatos e oportunidades de trabalho para a empresa. Estes são os únicos casos em que vale a pena promover posts. Para a Formiga, os posts impulsionados traziam os contatos e explicavam como funciona o serviço e lista de valores da empresa.

Campanha de Marketing no Facebook: saiba usar as métricas de vaidade

Esse tipo de post com contatos da Formiga Transportes ou lista de valores certamente não vai trazer resultados vistosos em curtidas, seguidores para a página ou compartilhamentos. Todas essas métricas, principalmente a última, são indicativos de visualização de post, que é a métrica realmente importante. Para o dono do negócio, o que vale é ter seu produto ou serviço visualizado, o resto é o que chamamos de “métricas de vaidade”.

Quando estiver fazendo marketing no Facebook, a única função dos botões “Curtir” e “Compartilhar” é mostrar seu post para mais pessoas, ou seja, trazer visualizações. O número de seguidores da Fan Page só tem valor se efetivamente eles participarem das postagens, comentarem, indicarem a empresa de transporte aos amigos etc.

Lembre-se: os posts de Fan Pages chega de forma orgânica (sem pagar) a cerca de 1% de seus seguidores, em média, mas isso varia conforme a página e o trabalho realizado por ela.

Então, concluímos que mensagens bonitas e frases da Clarice Lispector podem trazer muitos cliques e compartilhamentos, mas funcionam apenas como reforço de marca. Se esse for seu objetivo, ótimo, caso contrário, é métrica de vaidade.

Percebeu que ainda não falamos dos comentários? É porque os comentários podem promover uma interação real da sua empresa com o público. Num post impulsionado, a Formiga Transportes recebeu contatos de pessoas que queriam saber sobre a agenda da empresa para realizar mudanças. Aí sim, o marketing no Facebook trouxe resultados!

Usando grupos para sua empresa fazer Marketing no Facebook

A propósito, os comentários nos lembram que o principal objetivo do Facebook é o relacionamento, a amizade, o contato entre pessoas. Por isso, a rede social investe tempo e dinheiro para tornar-se amigável e cada vez mais interessante aos usuários. Um dos grandes recursos adicionados nos últimos tempos é a possibilidade de criar e participar de grupos, semelhante aos antigos fóruns do Orkut.

Os grupos de Facebook possuem várias finalidades, que vão desde reunir pessoas com interesses semelhantes até promover trocas de mercadorias e auxiliar quem precisa encontrar serviços. É aí que a Formiga Transportes percebeu que, além de realizar um bom trabalho em sua fan page, poderia projetá-la compartilhando seus conteúdos nos grupos relacionados a troca e venda de móveis, grupos de decoração e compra e venda de imóveis, todos com possibilidades reais de prospectar clientes. Afinal, certamente haverá algum momento de compra nessas três categorias de grupo, alguém vai precisar de um serviço de mudança e quem oferece-lo no timing certo, vai ter mais chances de ganhar o cliente.

E você, está buscando novas oportunidades de Marketing no Facebook? Conte para nós seus desafios nos comentários abaixo!

Publicado originalmente em 26 de novembro de 2015. Atualizado em 31 de julho de 2016.

Autor Flavio em ODIG Digital Marketing Experts
Flavio Barboni

Jornalista, graduado pela Universidade Anhembi Morumbi (SP) e com experiência em redações, produção de conteúdo e em comunicação corporativa.

Faça seu comentário aqui: