O que é um lead?

28 de fevereiro de 2015

O que é um lead?

O que é um lead? Lead é uma fonte de dados sobre o consumidor que possui real interesse de compra. O lead está disposto a receber um contato pela empresa, que possui os dados necessários para saber se existe a disposição para essas pessoas adquirirem um serviço. Diferentemente de possuir mailing ou fazer uma busca por potenciais clientes (que na maioria dos casos não possui interesse em adquirir seu serviço), a geração de leads possui taxas de conversão muito maiores.

A área comercial utiliza a sua estratégia em marketing digital para escolher e colocar em prática as melhores estratégias para atrair leads na Internet.

 

Por que é importante ter uma estratégia de geração de leads?

Se você quer ter resultados em vendas, você precisa investir na geração de leads.

Os websites são muito mais do que páginas online com um monte de informações sobre a sua empresa. Eles são ferramentas para potencializar os resultados da sua equipe comercial.
Hoje, a forma de gerar leads tem se transformado profundamente com os novos motores de busca, blogs e mídias sociais. Há pouco tempo atrás, as empresas promoviam os seus produtos para atrair clientes através de feiras, anúncios, telemarketing e outros métodos tradicionais.

Hoje, os consumidores começam a comprar usando a Internet, lendo em blogs informativos e encontrando conteúdo útil compartilhado nas redes sociais. Para que os sites das empresas se mantenham competitivos, eles precisam ser encontrados onde os consumidores estão procurando os produtos e serviços que estas empresas vendem.
É preciso ter muita atenção na hora de realizar ações de marketing, pois estas precisam ser calculadas com o fim de gerar leads para a sua empresa, especialmente se o produto ou serviço possui um ciclo de venda mais comprido.

 

Como é feito o processo para a geração de leads:

1. A prospecção precisa ser assertiva, minuciosa e indicar os consumidores que tem intenção pela compra e estão apenas aguardando um contato.

2. Na grande maioria dos casos, os consumidores vêm atraídos por alguma informação sobre os serviços da empresa na Internet.

3. A empresa precisa estar preparada para captar este consumidor a partir do momento que ele acessa a Internet para buscar informações.

4. O consumidor encontra no website diversas maneiras de entrar em contato com a empresa.

5. Neste momento, os LEADs filtrados, validados e possivelmente qualificados são repassados para o setor comercial, que irá contatar a pessoa informando-lhe sobre o produto e fazer a venda.

 

Quer descobrir como gerar leads para sua empresa?

Autor Gabriela em ODIG Digital Marketing Experts
Gabriela Zanella

Faça seu comentário aqui:

Tags: