O que é SMO? (Social Media Optimization)

13 de dezembro de 2012

smo

 

SMO ou Social Media Optimization significa um conjunto de atividades realizadas nas mídias sociais via web e que possuem um objetivo específico de atrair visitantes ao site/blog e posicionar perfis de pessoas em mecanismos de busca.

O criador do termo Social Media Optimization, Rohit Barghava, explicou em seu blog, em 2006, a origem do conceito e das cinco regras principais que definem uma estratégia de marketing adequada destinada a redes sociais.

Para Rohit, SMO são um conjunto de ações que tem o objetivo de gerar mudanças que otimizem um site, de modo que o torne mais atrativo e que gere mais links de entrada, tornando-o ainda mais visível nas redes sociais e atraindo maior número de pessoas, para ter mais visibilidade nas redes sociais e também atrair referências de blogs, podcasts, etc.

 

As 5 regras definidas por Rohit são valiosas e podem ser resumidas da seguinte forma:

1. Aumente a quantidade dos conteúdos com links em seu site, blog posts, documentos e vídeos, crie conteúdos que contenham informações relevantes ao seu público-alvo;

2. Permita que os usuários curtam e compartilhem facilmente o conteúdo publicado no site nas redes sociais: adicione botões para compartilhar no LinkedIn, Facebook, Twitter, etc;

3. Verifique frequentemente quem direcionou links para sua página e retribuir linkando de volta (quando possível) é uma boa prática, segundo Rohit, para favorecer o crescimento de links de entrada;

4. Viralize seu conteúdo na internet: se o seu blog tiver conteúdo de qualidade, compartilhe-o através do seu perfil do Twitter, página do Facebook, canal do YouTube, perfil do LinkedIn, para que ele atinja o maior número possível de pessoas;

5. Incentive o uso do seu conteúdo como referência: permita a utilização do seu conteúdo para que outros possam usá-lo e gerarem links para seu site.

 

Por que Social Media Optimization (SMO) é importante?

A Social Media Optimization (SMO) nos faz pensar na imagem de nossa empresa, portanto deve ser considerada. Há um velho ditado que diz: “Um cliente satisfeito contará a outros a sua experiência, mas um cliente insatisfeito irá destruir sua empresa com sua experiência.” Seja essa experiência boa ou ruim, essa nova forma de marketing é muito poderosa e repercute de forma ampla.

A SMO lhe dá o poder de fazer uma gestão da sua marca de forma ativa, além de proporcionar uma maior interação com os seus clientes atuais e potenciais através da análise de seus produtos, de comentários, de preocupações, e sugestões e da promoção contínua da sua marca.

A SMO é eficaz quando utilizada de forma positiva, ou seja, quando há a criação de conteúdos legítimos, construção de relacionamentos e a geração de influência em sua comunidade.

 

Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de outras dicas sobre o melhor do Marketing Digital!

Autor Gabriela em ODIG Digital Marketing Experts
Gabriela Zanella

Faça seu comentário aqui: