O que é SEO e para que serve?

10 de maio de 2016

Quem quer descobrir o que é SEO certamente busca melhorar o desempenho de seu site, o desempenho do seu marketing digital, seja para vender mais, realizar mais contatos, prospectar clientes ou reforçar sua marca nos meios digitais.

Tema estratégico do marketing digital, SEO é o acrônimo em inglês para Search Engine Optimization, que no bom português quer dizer “otimização em motores de busca”.

O que é SEO e para que serve?

O que é SEO?

O texto a seguir tem tudo sobre o assunto, mas este vídeo de aproximadamente 3 minutos ilustra e resume o que é SEO de uma forma bem didática. Considere assistí-lo:

Objetivo do SEO

O trabalho de SEO tem como principal objetivo melhorar o posicionamento de um site no resultado orgânico da busca no Google (falamos em Google porque 97% das pesquisas feitas no Brasil são realizadas nele, segundo informações do serviço de estatísticas Clicky).

O resultado orgânico é aquela lista de sites que surgem na tela ao pesquisar uma palavra-chave no Google. Este resultado é chamado de SERP ou Search Engine Result Page.

No próximo tópico, você vai entender a importância de posicionar o seu site nos primeiros resultados da SERP utilizando SEO.

Palavras mais importantes para o que é o SEO.

As buscas contendo uma palavra representaram 38,91% do total, seguidas por buscas que continham duas palavras, com 21,10%, e três palavras, 16,86%. As buscas contendo quatro palavras somaram 8,85% do total, enquanto aquelas contendo cinco palavras totalizaram 6,23%.

 

Por que o SEO é importante? Por que o SEO é necessário?

Tantas perguntas vem à mente! É necessário entender o contexto: nos últimos 20 anos o mundo mudou mais rápido do que mudou nos 50 anos anteriores. Com a evolução da internet, as empresas, que no geral utilizavam as mídias de massa para se comunicar, foram perdendo o poder sobre o consumidor. Esse poder foi para as mãos do consumidor, digo literalmente para as mãos porque quando ele tem a necessidade de consumir algo, uma das primeiras consultas que ele faz atualmente é no Google, pelo seu smartphone. Veja se não:

  • No Brasil, temos mais de 200 milhões de habitantes.
  • Mais de 120 milhões de habitantes possuem acesso à internet.
  • E mais de 92 milhões acessam o Facebook mensalmente.
  • Diariamente são mais de 62 milhões navegado pela rede social (quase um terço da população! E 25% faz por dispositivos móveis).
  • Agora pasme: o Google recebe mais de 35mil pesquisas por segundo no buscador.

Você entende a importância de uma empresa, que precisa vender para sobreviver, ter uma presença e fazer um bom marketing digital certo? Agora vamos colocar mais um importantíssimo elemento:

O que é SEO - Resultados da SERP

Heatmap com o resultado da busca do Google: mais de 60% dos cliques são dados nos 3 primeiros links.

Mais de 60% dos cliques dados em resultados de uma pesquisa no Google, estão apenas nos 3 primeiros links do resultado. [ref]

Ou seja: não é necessário apenas ter uma boa presença digital (quando falo em presença estou falando de ter um site bem apresentado visualmente, com as informações que o consumidor está buscando). Se os links do seu site não estiverem nos primeiros resultados de uma pesquisa por uma palavra chave, muito provavelmente o consumidor nunca vai encontrá-lo.

Está gostando deste artigo sobre o que é SEO? Considere curtir e compartilhar. Assim mais pessoas se beneficiarão dele.


Melhorando o posicionamento orgânico com SEO.

O que significa melhorar o posicionamento orgânico de um site em mecanismos de busca? Ao aplicar o SEO para otimização de sites, você estará trabalhando com geração de conteúdo baseado em palavras-chave, referentes ao seu tipo de negócio, analisando os resultados obtidos e agindo em cima de melhorias necessárias para ganhar posicionamento. Dessa maneira, quando alguém procurar nos mecanismos de busca pela a palavra-chave com a qual você trabalha, a chance de o usuário chegar até seu produto é muito maior.

Se você é um empresário/empreende em áreas não relacionadas a marketing ou TI, você não precisa saber exatamente o que é SEO, mas precisa obrigatoriamente saber quais os benefícios que ele proporciona para sua estratégia de marketing/comercial/vendas.

Por isso, é importante frisar que resultados com SEO são diferentes dos links patrocinados.

Diferença entre SEO e Links Patrocinados:

SEO o que é e para que serve?

Por exemplo, na imagem acima, os links que estão dos quadrados vermelhos são links patrocinados, os quais você precisa pagar para que o link do seu site apareça bem posicionado. Os links que estão dentro da caixa azul são orgânicos, ou seja, eles possuem relevância em relação a palavra-chave pesquisada (no caso “intercâmbio”).

Faça a seguinte reflexão sobre o que você prefere:

  • Dedicar mais energia durante um tempo para construir um ativo de posicionamento que pode gerar cliques ilimitados durante mais tempo para seu site ou;
  • Pagar por cada clique recebido e quando seu orçamento acabar você fica chupando dedo?

Quais as variáveis (ou sinais) que estão envolvidos no SEO?

Essas variáveis ou sinais, são os pontos que o Google leva em consideração para ajudar na classificação do rakeamento das páginas na web. Exemplo: ele lerá as palavras em uma página de um site que está na web. As palavras nesta página são sinais. Se algumas palavras estiverem em negrito, isto pode ser outro sinal a ser considerado. Quanto mais sinais positivos sua página forem encontrados na sua página, melhor será para o posicionamento dela nos resultados da busca.

Esses sinais são processados por várias partes dentro do algoritmo do Google para descobrir através de análise quais as páginas que o buscador irá mostrar em resposta às várias pesquisas.

Quantas variáveis existem para o SEO?

O Google não deixa claro exatamente quais são as variáveis que ele considera, mas ele tem falado ao longo dos anos em possuir e avaliar mais de “200 sinais de classificação” e que por sua vez podem ter até 10.000 variações.

A comunidade de profissionais e aficionados por SEO, faz testes e mais testes, para descobrir por tentativa e análise, quais são as variáveis que mais impactam no posicionamento das páginas.

Acesse abaixo um guia visual das classificações dos sinais. Acesse a Tabela Periódica dos Fatores de Sucesso do SEO:

O que é SEO? Tabela Periódica da Classificação

Clique para ver a tabela ampliada. Título: A Tabela Periódica dos Fatores de Sucesso do SEO. Conteúdo da Search Engine Land e Design da Column Five.

Gráfico que desmistifica o que é SEO:

Desmistificando o que é SEO

Duas estratégias diferentes: SEO On-page e SEO Off-page

Na vida existem coisas que estão no seu círculo de influência e coisas que não estão nele. No SEO também funciona assim, ou pelo menos parecido. O SEO On-page, como o próximo nome diz, está relacionado com as ações que você faz dentro do seu site, ou mais especificamente nas suas páginas. No Cheklist SEO abaixo você pode ver o que pode ser feito para o SEO On-page.

SEO On-page X SEO Off-page

Já o SEO Off-page, diz respeito à tudo relacionado à SEO mas que está fora do site, como por exemplo os links que apontam para uma página do seu site, artigos publicados como guest post em outros sites, presença em redes sociais, diretórios, entre outros sites, número de likes, compartilhamentos e outras ações de usuários dados na página (que são sinais sociais que os buscadores levam em consideração também).

Portanto, é muito importante que um trabalho de SEO envolva as duas estratégias, SEO On-Page e SEO Off-page para construção dos melhores resultados.

Qual o maior benefício do SEO?

No momento em que você começa a trabalhar com as técnicas e métodos de SEO para otimização de sites, estará trabalhando para que o seu site esteja bem ranqueado em mecanismos de busca. Dessa forma, quando algum usuário procurar por alguma palavra-chave referente ao seu negócio, e a sua página aparecer como um dos primeiros resultados, em 70% das vezes é ela que será acessada. O SEO ajuda a aumentar o tráfego para o seu site, aumentando assim o número de visualizações, bem como conversões em downloads (se você ofertar isso), ou mesmo em vendas.

O que você não deve fazer para poder melhorar seu SEO:

  • Ignore as diretrizes do Google para webmasters;
  • Tente enganar os usuários (usando palavras-chave que não têm a ver com seu site só para ganhar ranqueamento);
  • Se preocupe apenas com a otimização e esqueça a relevância do conteúdo oferecido;
  • Copie tudo o que é feito (inclusive o conteúdo) por outros sites bem posicionados no seu ramo de negócios.

Resumo para finalizar o que é SEO:

  1. O SEO existe para posicionar melhor uma empresa, uma causa, etc, no resultado dos mecanismos de busca. Para isto, é preciso:
    • Mapear palavras-chave e identificar o volume de pesquisa nelas;
    • Produzir conteúdo alinhado com as palavras;
    • Otimizar o conteúdo e a estrutura On-Page e Off-page;
  2. Estar bem posicionado significa:
    • Aumentar o tráfego de visitantes para o site (ou blog);
    • Tornar-se referência em determinado assunto, ou seja, construir autoridade;
    • Reduzir o custo com compra de mídia a médio e longo prazo;
    • Aumentar as conversões (cadastros, pedidos, contatos, etc) no site;
    • Entregar conteúdo de alto nível que o usuário quer consumir;
    • Entregar uma experiência melhor para o usuário;
  3. Passando a régua: SEO é gerar mais resultados.

Conseguiu entender melhor O que é SEO? Ainda ficou alguma dúvida? Continue de olho em nosso blog para receber mais informações e curta a nossa página no Facebook! Nos encontramos no próximo artigo deste blog de marketing digital. Até a próxima :)

Checklist SEO

Em outro artigo escrevi a respeito de um passo a passo para planejar e iniciar SEO do seu site. O artigo chama Checklist SEO: Direcione tráfego com páginas perfeitamente otimizadas.

Fontes consultadas para este artigo:

  1. What Is SEO / Search Engine Optimization? Search Engine Land
  2. WHAT IS SEO? Redevolution
  3. What is SEO? MOZ
  4. What is SEO? [FAQs]

Publicado originalmente em 2 de outubro de 2015. Atualizado em 10 de maio de 2016.

Autor Cezar Augusto em ODIG Digital Marketing Experts
Cezar Augusto Filho

Cezar é co-fundador e diretor de negócios da ODIG. Ajuda PMEs a crescer com Inbound Marketing (Marketing Digital de Resultados), gerando mais oportunidades e vendas com internet. É graduado em Administração de Empresas e tem MBA em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas. Ele pode ser encontrado no , e

Faça seu comentário aqui: