O algoritmo do Facebook mudou, entenda como isso afeta a sua Fan Page

06 de maio de 2015

algoritmo do facebook

O Facebook é uma rede social que está em constante evolução e não é à toa que é a rede social de maior sucesso que se tem notícia nos últimos anos. Segundo dados da própria empresa, o tráfego de pessoas que publicam conteúdo no Facebook duplicou nos últimos 18 meses.

Visando melhorar a experiência dos usuários, a empresa tem feito eventuais alterações no algoritmo do Facebook que é responsável pela atualização do feed de notícias. A última alteração foi feita no final do mês de abril e traz algumas novidades que valem a pena conferir:

Publicações de amigos próximos ganham destaque

Pensando nos usuários que têm grande volume de conteúdo para visualizar, uma das novas mudanças no algoritmo do Facebook visa exibir as atualizações dos amigos mais próximos no começo do feed. A decisão foi tomada com base em feedbacks de usuários que afirmavam estar perdendo atualizações de status, vídeos, fotos ou links de amigos mais próximos no Facebook. Esta alteração é mais significativa para pessoas que têm maior número de amigos e seguem um maior número de páginas, pois dará prioridade ao conteúdo de amigos e páginas com os quais você tem maior interação, deixando o feed de notícias mais familiar ao usuário.

Curtidas e comentários ganham menos relevância

Se por um lado as publicações de páginas e pessoas próximas ganham maior relevância, o mesmo não acontece com as curtidas e comentários dos seus amigos em publicações de terceiros. De acordo com feedbacks de usuários que se sentiam incomodados ao receber informações de curtidas e comentários dos amigos, a rede social optou por deixar este conteúdo no final do feed de notícias.

Mais conteúdo das mesmas fontes

Esta alteração é para aqueles usuários que não possuem muito conteúdo para ser visualizado no feed. O antigo algoritmo do Facebook impedia que publicações da mesma origem fossem exibidas mais de uma vez na mesma fila de conteúdo. De acordo com as novas regras, o usuário que ficar sem conteúdo para ver em seu feed poderá continuar rolando a página, dessa forma será possível que ele visualize mais conteúdo de uma mesma página ou amigo que já exibiu conteúdo mais acima.

Essas alterações no algoritmo do Facebook terão um impacto significativo sobre fan pages, pois dessa forma a exibição de conteúdo ficará mais condicionada aos interesses do usuário. Isso implica que o conteúdo – saiba mais sobre Geração de Conteúdo – oferecido pelas páginas precisará passar por um aumento de qualidade para que seja mantido e aumentado o engajamento do público-alvo, assim, o conteúdo da sua página continuará a ser exibido no feed dos seus seguidores.

Fonte: News Feed FYI: Balancing content from friends and pages

facebook ads

Autor Layon em ODIG Digital Marketing Experts
Layon Hoffmann

Faça seu comentário aqui: