Nova atualização do Google vai priorizar sites responsivos

17 de abril de 2015

Google Mobilegeddon altualização no google

No último dia 26 de fevereiro de 2015 o blog do Google Webmasters anunciou oficialmente uma nova atualização no algoritmo de buscas do Google. Segundo especialistas de SEO do mundo inteiro, esta atualização terá um impacto ainda maior do que tiveram as atualizações Panda e Penguin.

Alguns estão chamando esta atualização de “mobilegeddon” pois, segundo o Google, duas grandes novidades que irão ajudar os usuários a encontrar mais conteúdo disponível em sites mobile:

  1. Mais sites mobile nos resultados de busca;
  2. Mais conteúdo de aplicativos nos resultados de busca.

 

A primeira alteração vai acontecer em abril de 2015: “A partir de 21 de abril, estaremos expandindo o uso de recursos mobile-friendly como sinal de ranqueamento. Esta mudança irá afetar as buscas em dispositivos móveis em todos os idiomas e países, impactando significativamente os resultados de busca”, informou o Google no post sobre a novidade.

Há outra atualização em funcionamento. Segundo o próprio Google, ele passará a usar “informação de aplicativos indexados como fator de ranqueamento para usuários que já possuem o app instalado.”

Ainda de acordo com o post, “quando se fala em buscas em dispositivos móveis, os usuários passarão a receber resultados relevantes e oportunos, não importando se a informação está em um site mobile-friendly ou em um aplicativo.”

Esta informação é de extrema relevância para as empresas, pois a partir desta atualização do Google, o que você busca pelo celular retornará um resultado ainda mais unificado, relevante e preciso de sites e aplicativos mobile. Isso significa que os sites das empresas que não estiverem preparados para essas altualização no Google perderão rankeamento, diminuindo o tráfego e por consequência a geração de leads e vendas.

Faça um teste para ver se o seu site está preparado para estas atualizações do Google

Atualização do Google - Mobilegeddon - Teste Mobile Friendly

Faça um teste aqui para saber se o seu site está preparado para esta alteração:
Teste de compatibilidade com dispositivos móveis

Se a avaliação do seu site retornar positiva, parabéns!
Mas caso a avaliação mostre incompatibilidade com dispositivos móveis, considere uma reformulação do seu site incluindo responsividade, ou crie um segundo site para ser acessado por estes dispositivos.

Não deixe de lado essa informação de jeito nenhum, pois se você tem uma boa geração de tráfego e leads poderá reduzir este importante ativo de marketing.

Autor Cezar Augusto em ODIG Digital Marketing Experts
Cezar Augusto Filho

Cezar é co-fundador e diretor de negócios da ODIG. Ajuda PMEs a crescer com Inbound Marketing (Marketing Digital de Resultados), gerando mais oportunidades e vendas com internet. É graduado em Administração de Empresas e tem MBA em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas. Ele pode ser encontrado no , e

Faça seu comentário aqui: