Método de guru da administração ensina como definir objetivos para atrair mais clientes

07 de agosto de 2015

Atrair mais clientes - Blog - SMART

É inegável que a internet proporciona aos pequenos e médios empreendedores oportunidades de apresentar seus produtos e serviços e vender mais. A grande dificuldade, porém, é saber usar os meios para atrair mais clientes para o negócio. Como nas práticas tradicionais, o Marketing Digital exige pesquisa, planejamento, mensuração e, claro, objetivos.

Um dos maiores gurus da administração de empresas, Peter Drucker, pode te mostrar que ter objetivos é crucial para o sucesso de qualquer iniciativa. Drucker foi responsável por uma das maiores revoluções produtivas na General Motors dos EUA e utilizava um conceito chamado SMART, um acrônimo em inglês para Específico, Mensurável, Delegável, Realista e Temporal, tudo o que alguém precisa ter em mente na hora de estabelecer objetivos, inclusive no Marketing Digital.

O que você precisa saber para definir seus objetivos de Marketing Digital?

Usando o método SMART, veremos a seguir o que objetivos e metas (entendidas como sinônimos neste texto) para o Marketing Digital precisam para serem bem traçados e, assim, minimizar os erros, potencializar os acertos.

S, Específico

Definir e detalhar o objetivo. Ao invés de traçar a “abertura do e-commerce em maio”, por exemplo, é preciso dizer “minha loja virtual deve vender 10 mil reais no mês de inauguração e conquistar um mailing de 100 mil clientes para a newsletter”. Ser específico é quantificar seu objetivo, torna-lo apto a ser medido, que é o próximo item da lista.

M, Mensurável

Quais ferramentas usar para medir o sucesso do objetivo. Pode ser faturamento, como no exemplo acima, cliques, taxa de conversão, acessos, engajamento. Um dos grandes trunfos do Marketing Digital é a vasta gama de ferramentas disponíveis para medir o êxito de uma determinada ação ou da campanha inteira. Tudo em tempo real e fácil de ser corrigido.

A, Delegável

Definir a função e quais ações necessárias de cada um dos envolvidos para cumpri-lo. Mesmo quem trabalha sozinho precisará de outras pessoas em algum momento do projeto e isso precisa fazer parte da definição do objetivo. No caso da loja virtual, o empreendedor pode não ter os conhecimentos técnicos necessários para colocar o site na rede ou ter que comprar os produtos e suprimentos a serem vendidos no e-commerce com terceiros.

R, Realista

O objetivo deve ser possível. Muitos acham que traçar uma meta inalcançável motiva e desafia, mas na realidade pode até desanimar, afinal, é tão provável quanto ganhar na loteria, utópico. Quem vai perder seu tempo sonhando com utopias? Objetivo é trabalho, trabalho é recompensa e recompensa é alcançar o que foi traçado. Por isso, a meta precisa ter coerência, proporcional ao investimento. Ainda usando o exemplo da loja virtual, ela tem um sistema apto e o estoque necessário para vender 10 mil reais no primeiro mês? Se a resposta for “não”, é preciso recalcular a meta.

T, Temporal

Qual o tempo necessário para alcançar o objetivo. No exemplo do e-commerce, o objetivo é conquistar 10 mil clientes no mês de inauguração. Se ao fim do primeiro mês, isso não for alcançado, fica mais fácil visualizar onde houve o erro e consertá-lo para o próximo fechamento. Em Marketing Digital é comum até mesmo metas diárias, que facilitam ainda mais a correção de um trajeto irregular.

Se vale uma indicação, procure pelo livro The Practice of Management, em que Peter Drucker explica sobre o SMART e outros conceitos que se tornaram chave na administração empresarial e que se encaixam também nas práticas de Marketing Digital.

Ah, temos para você baixar gratuitamente uma planilha modelo de Planejamento de Marketing Digital, ideal para você colocar em prática o método SMART no seu negócio. Que tal experimentar?

Autor Flavio em ODIG Digital Marketing Experts
Flavio Barboni

Jornalista, graduado pela Universidade Anhembi Morumbi (SP) e com experiência em redações, produção de conteúdo e em comunicação corporativa.

Faça seu comentário aqui: