Lead: descubra o que é e como gerar os seus

27 de abril de 2015

Gerar Leadsgerar leads 1 gere leadsgerar leads 2

Diariamente, o Google recebe milhões de pesquisas.

Ter um site é o primeiro passo para conseguir visibilidade na internet e disputar uma fatia maior desse mercado que está em constante expansão – saiba mais sobre criação de sites.

Se a sua empresa já possui um site, você pode pegar o contato das pessoas que o visitam, e dessa forma entrar em contato com elas para lhes oferecer os seus produtos. É muito mais fácil vender para pessoas que já estão interessadas no seu produto, não acha?

 

O que é lead?

Lead é uma pessoa que visitou o site da sua empresa procurando por informações sobre os produtos e serviços que você oferece ou buscando pelo  conteúdo que você cria no seu blog e deixou os seus dados cadastrados no site.

Se a pessoa pesquisou sobre o seu produto, as chances de que ela venha a consumi-lo são muito maiores.

 

Lead x Lead Qualificado: qual a diferença?

A diferença é muito simples: Lead ainda é apenas um contato, ou seja, não há garantia de que ele se tornará um cliente.

Porém, o Lead Qualificado é o contato de uma pessoa que já identificou que possui um problema e está buscando uma solução (produto ou serviço).

Com base nestas informações, a sua equipe de vendas vai poder planejar a ação mais eficiente para que este Lead ou Lead Qualificado se torne um cliente de verdade.

 

Não compre contatos, gere leads!

Uma boa lista de leads possui alto poder de geração de resultados. Entretanto, muitas empresas se iludem ao pensar que comprando uma lista imensa de contatos, vão potencializar seus resultados em um passe de mágica. Negociar listas de contatos, além de ter um custo enorme, não gera os resultados esperados.

Quando você compra listas de e-mails não há garantias de que estas pessoas têm algum tipo de interesse no que você está oferecendo. Na maioria dos casos são contatos de pessoas aleatórias e que também foram vendidas para outras empresas e estão sendo bombardeadas por e-mails.

Se uma pessoa não cadastrou o e-mail voluntariamente no seu site, provavelmente suas mensagem serão enviadas para a caixa de spam, além do fato que o seu e-mail entrará nas listas negras de spam, o que dificulta a chegada dos seus e-mails nas devidas caixas de entrada.

Mas não se preocupe, você pode gerar os seus leads, e este é o próximo tópico…

 

Como gerar os seus leads?

O Inbound Marketing consiste em criar conteúdo de valor para os seus potenciais clientes para que eles criem vínculos com a sua marca.

Você pode apresentar conteúdo de várias maneiras, pode ser através de blogs, ebooks, webinars ou vídeos. Lembrando que todo este conteúdo deve estar relacionado aos produtos/serviços que você oferece.

A partir do momento em que a sua empresa começar a criar conhecimento e melhorar a vida dos seus consumidores, as pessoas que se interessam pelo seu conteúdo irão cadastrar os seus contatos no site para continuar recebendo este material.

Você pode também criar outras maneiras para solicitar os e-mails das pessoas. Por exemplo, você pode disponibilizar um ebook, mas somente autorizar o download mediante o cadastro do endereço de e-mail.

E o melhor de tudo é que tendo se cadastrado voluntariamente, é muito provável que estas pessoas já estejam interessadas no que você vende. Isto facilitará o trabalho da equipe de vendas.

 

O que fazer com os leads?

Após obter os leads, você deve qualificá-los para torná-los clientes, isto significa que você deverá ir “nutrindo” os seus leads com conteúdo acerca do problema que o trouxe até a sua página.

Assim, você vai “educando” o cliente sobre o problema dele e sobre a solução que a sua empresa está disposta a oferecer, até que ele esteja preparado para a compra.

Os critérios que definem se um lead está preparado para a compra ou não,  devem ser estabelecidos pela sua equipe de marketing de acordo com o perfil do público alvo – criar uma Buyer Persona vai facilitar muito essa tarefa – e com a quantidade e densidade de conteúdo que o lead já consumiu.

Quando o lead finalmente estiver pronto para se tornar um cliente, é hora de passar a bola para o setor de vendas da sua empresa, que deverá fazer contato para efetivar a venda.

 

Criar e gerir leads da maneira correta, é uma poderosa estratégia para quem deseja usar a internet para gerar resultados. Além de ser muito mais fácil efetivar a venda com alguém que já se interessa no que a sua empresa oferece, você influenciará a opinião dos consumidores sobre o seu produto, aumentando de forma significativa o seu potencial de venda.

 

Autor Layon em ODIG Digital Marketing Experts
Layon Hoffmann

Faça seu comentário aqui: