Inbound Marketing

Inbound Marketing é a estratégia mais eficiente
para transformar consumidores desconhecidos
em clientes e promotores do seu negócio.

Curta e acompanhe:

Inbound Marketing é uma nova forma de fazer
marketing digital, mais estratégica, automatizada e escalável.
Inbound, é marketing que faz a sua marca 
fazer sentido para o cliente.

Aprenda a fazer sentido rápido e não fique pra trás. Assine o passo-a-passo por e-mail.

Digite:






Nós somos Gold Partners da Resultados Digitais.

O RD Station é uma ferramenta de automação de Marketing Digital que ajuda sua empresa a reduzir custo de aquisição de clientes e aumentar a produtividade e a eficiência do seu Inbound Marketing. Somos implementadores da ferramenta RD Station para todo o Brasil.

Parceiro Gold da Resultados Digitais - Implementação de Inbound Marketing

Depoimentos de quem já usa e tem sucesso

Conheça clientes do RD Station que apostaram no uso da metodologia de Inbound Marketing e que já estáo obtendo sucesso na implementação da ferramenta:

Metodologia de Inbound Marketing

O que é Inbound Marketing

As quatro ações do Inbound (Atrair, Converter, Relacionar, Analisar) ajudam as empresas realizar ações coordenadas a fim de obter os visitantes, leads, clientes e posteriormente promotores da sua marca. Abaixo da linha translúcida são as ferramentas que as empresas utilizam para realizar essas ações.

Observe que as ferramentas estão listadas sob a ação em que primeiro entram em jogo, mas isso não quer dizer que seja o único lugar em que elas são aplicáveis! Várias ferramentas, como e-mail por exemplo, podem ser essenciais em várias etapas da metodologia.

Inbound é a metodologia da Era Digital

Desde 2006, o Inbound tem sido o mais efetivo método de marketing para fazer negócios on-line. Ao invés de usar os métodos antigos de fazer marketing como comprar anúncios, comprar listas de e-mails e rezar pelos leads, o Inbound é focado na criação de conteúdo de qualidade que atrai pessoas para sua empresa e seus produtos, onde ele naturalmente querem estar.

Alinhando o conteúdo que você publica com os interesses dos consumidores, você naturalmente atrai tráfego que você pode converter em leads, clientes e promotores da sua marca.

O Que é Inbound Marketing?

Compartilhar é cuidar e Inbound Marketing é sobre criação e compartilhamento de conteúdo com o mundo. Ao criar conteúdos específicos para seus tão sonhados clientes, o Inbound os atrái e os mantém retornando à sua marca até estar preparado para comprar de você.

Principais temas:

  • Criação de conteúdo + distribuição: Criar conteúdo direcionado que atende as necessidades de consumidores e clientes, respondendo inquietações básicas faz eles curtirem e compartilharem conteúdos por toda parte.
  • Ciclo de vida do marketing: Promotores da sua marca não se materializam do nada: eles começam como estranhos, viram visitantes, fazem contatos e tornam-se clientes. Ações de marketing específicas e ferramentas ajudam a transformar esses estranhos em promotores da sua marca.
  • Personalização: Adequar o seu conteúdo para os desejos e necessidades das pessoas que estão procurando por isso. Como você aprende mais sobre seus leads ao longo do tempo, você pode personalizar melhor as suas mensagens às necessidades específicas deles.
  • Multi-canal: Marketing de atração é multi-canal por natureza porque seu conteúdo deve estar onde e quando as pessoas irão pesquisar por ele. É lá que elas vão interagir com você.
  • Integração: Criação de conteúdo, edição e ferramentas de análise, todas trabalhando por você ao mesmo tempo, como uma máquina bem azeitada – permitindo que você se concentre em publicar o conteúdo certo no lugar certo e na hora certa.

Alinhamento Inbound Marketing

O marketing que as pessoas amam

Ao publicar o conteúdo certo no lugar certo e na hora certa, o marketing torna-se relevante e útil para os seus clientes, ao invés de ser intrusivo como um anúncio na TV. Este é o marketing que as pessoas podem amar, porque é realmente útil para elas.

As 4 Fases do Inbound Marketing

Inbound Marketing - Atrair

Atrair

Nós não queremos qualquer tráfego para o nosso site, nós queremos o tráfego certo. Nós queremos pessoas que estão mais propensas a se tornarem leads e depois tornarem-se nossos felizes clientes. Quem são as pessoas certas? São nossos clientes ideais, como nós costumamos chamar: os “buyer personas“. Buyer personas são representações do que nossos consumidores realmente são, dentro e fora. Quais são suas metas, desafios, suas dores, suas objeções comuns para produtos e serviços, bem como informações pessoais e demográficas compartilhadas por todos os membros de um particular tipo de cliente. As Personas são perfis de clientes em torno dos quais todo o negócio é construído.

Algumas das mais importantes ferramentas para atrair os visitantes certos para site são:

  • Blogar: O Inbound começa com a criação de conteúdo em blogs. Um blog é o jeito mais simples de atrair novos visitantes para o seu site. A fim de ser encontrado pelos potenciais clientes, você deve criar conteúdos educativos que responde às suas perguntas.
  • SEO: Seus clientes começam o seu processo de compra on-line geralmente usando um motor de busca para encontrar algo que eles têm dúvidas. Então, você precisa ter certeza de que você está aparecendo com destaque quando e onde eles procuram. Para fazer isso, você precisa de cuidado, escolher analiticamente palavras-chave, otimizar suas páginas, criar conteúdos e construir as ligações em torno do que os compradores ideais estão procurando.
  • Páginas: Criação de Sites: As páginas do seu site são sua loja digital. Então coloque o seu melhor nelas! Otimize seu site para ter o apelo aos seus compradores ideais e transforme seu conteúdo em um farol útil para atrair os navegantes perdidos e guiá-los para a solução que desejam.
  • Publicações em mídia social: Estratégias inbound de sucesso são todas sobre conteúdo notável – e publicações sociais permitem que você compartilhe essa valiosa informação, interaja com os seus clientes potenciais e coloque um rosto humano sobre a sua marca. Interaja nas redes onde seus compradores ideais passam o tempo.
Inbound Marketing - Converter

Converter

Uma vez que você atraiu os visitantes ao site, o próximo passo é converter esses visitantes em leads, reunindo suas informações de contato. No mínimo, você vai precisar de seus endereços de e-mail. Informações para contato é a moeda mais valiosa que existe para o comerciante online. Então, para que seus visitantes ofereçam essa moeda de boa vontade, é preciso oferecer-lhes algo em troca! Que o “pagamento” vem na forma de conteúdo, como eBooks, white papers… – Que informação seria interessante e valiosa para cada uma de suas personas?

Algumas das ferramentas mais importantes na conversão de visitantes para leads incluem:

  • Formulários: Para que os visitantes possam se tornar leads, eles devem preencher um formulário e apresentar as suas informações. Você deve otimizar esta etapa do processo de conversão para que seja tão fácil quanto possível.
  • Call-to-action: Call-to-actions ou CTAs são botões ou links que incentivam os visitantes a realizar determinadas ações, como “Baixar um whitepaper” ou “Participar de um Webinar”. Se você não tem CTAs o suficiente ou se seus CTAs não são atraentes o suficiente, você não vai gerar leads.
  • Landing Pages: Quando um visitante do site clica em uma CTA, ele deve então ser enviado para uma página de destino. A página de destino é o lugar onde a oferta da CTA se cumpre, e onde a perspectiva apresenta informações que sua equipe de vendas pode usar para iniciar uma conversa com eles. Quando os visitantes do site preenchem um formulário em uma página de destino, pela primeira vez, o visitante se torna um contato.
  • Contatos: Acompanhe as ligações que você está convertendo em um banco de dados de marketing centralizado. Manter todos os seus dados em um único lugar ajuda a dar sentido a cada interação que você teve com seus contatos – seja através de e-mail, uma página de destino, a mídia social, ou de outra forma – e como otimizar suas interações futuras para atrair de forma mais eficaz, converter, fechar e encantar suas Buyer Personas.
Inbound Marketing - Relacionar

Relacionar

Você está no caminho certo. Você atraiu os visitantes ideais e os converteu, mas agora que você precisa transformar esses leads em clientes. Como você pode realizar mais efetivamente esta façanha? Certas ferramentas de marketing podem ser usadas nesta fase para se certificar de que você está fazendo a coisa certa, nos momentos certos.

Ferramentas de relacionamento incluem:

  • CRM: Acompanhe os detalhes sobre todos os contatos, empresas e promoções em seu pipeline, e entre em contato facilmente com as perspectivas certas no momento certo. Customer Relationship Management (CRM) tem o objetivo de facilitar as vendas, certificando-se de ter a informação na ponta dos dedos para melhor se envolver com perspectivas em todos os canais.
  • Relatórios de Fechamento: Como você sabe que os esforços de marketing estão trazendo os melhores leads? E a sua equipe de vendas está fechando efetivamente as oportunidades de clientes potenciais em clientes? A integração com o seu sistema de CRM permite analisar o quão bem o seu time de marketing e vendas estão jogando juntos.
  • E-mail: O que você faria se um visitante clicasse em seu CTA, preenchesse uma página de destino ou fizesse download de seu whitepaper, mas ainda não está pronto para se tornar um cliente? Uma série de e-mails focada em conteúdo útil e relevante pode construir a confiança com uma perspectiva de ajudá-los a tornar-se preparados para comprar.
  • Automação de Marketing: Este processo envolve a criação de e-mail marketing e leva o cuidado adaptado às necessidades do ciclo de vida e estágio de cada lead. Por exemplo, se um visitante baixou um whitepaper sobre um determinado tema de você no passado, você pode querer enviar uma série de e-mails relacionados. Mas se ele segui-lo no Twitter e visitar algumas páginas do seu site, você pode querer mudar a mensagem para refletir esses interesses diferente.
Inbound Marketing - Analisar

Analisar

O Inbound é sobre o fornecimento de conteúdo notável para os nossos usuários, quer sejam visitantes, leads ou clientes existentes. Só porque alguém já lhe deu um cheque não significa que você pode esquecê-los! Empresas que usam Inbound continuam a cooperar com, prazer, e (espero) tornando sua base atual de clientes em promotores felizes das organizações e produtos que eles amam.

As ferramentas usadas para analisar os clientes incluem:

  • Surveys: A melhor maneira de descobrir o que os usuários querem é, perguntando-lhes. Use feedback e pesquisas para garantir que você está oferecendo aos clientes o que eles estão procurando.
  • Conteúdos Inteligentes: Forneça aos seus clientes existentes conteúdo notável adaptado aos seus interesses e desafios. Ajude-os a alcançar seus próprios objetivos e apresente novos produtos e recursos que possam ser de interesse para eles.
  • Monitoramento: Acompanhe as conversas sociais que lhe importam mais. Ouça as perguntas de seus clientes, comentários, gostos e desgostos – e alcance-os com conteúdo relevante.

Achou interessante a metodologia do Inbound Marketing?

Quer mais informações a respeito?

A ODIG é a primeira agência digital gaúcha a contar com as três certificações da Resultados Digitais, solução líder em Inbound Marketing no Brasil.

Peça mais informações sem compromisso:




Fatos e Estatísticas sobre Inbound Marketing para Tweetar:

  1. (tweet) Cerca de 80% das pessoas fazem busca online. Isso mostra a importância e a demanda por um bom #inboundmarketing.
  2. (tweet) Inbound Marketing é a estratégia que está mudando a comunicação nos negócios.
  3. (tweet) Inbound Marketing custa 62% menos que o Outbound Marketing.
  4. (tweet) 67% das companhias B2C e 41% das companhias B2B adquiriram um cliente através do Facebook.