7 coisas que você não sabe sobre Inbound Marketing, mas que estão afetando a sua empresa

16 de abril de 2015

Inbound Marketing - clientes

É impossível ignorar a influência da internet no meio em que vivemos, ela afeta a nossa rotina desde o momento que acordamos até o final do dia, todos os dias da semana. Nos negócios não é diferente: anunciar, prospectar e vender na internet não apenas é possível, como também, se faz necessário para as empresas que não querem ficar para trás na disputa pelos consumidores. No entanto, ao invés de usar a mídia digital dentro de uma estratégia, muitas empresas usam esta ferramenta de forma promocional e sem um planejamento inicial, simplesmente exibindo ofertas de forma aleatória. Em função disso, as companhias acabam tendo resultados frustrantes, se decepcionam com o marketing digital, e assim a integrar o numeroso grupo do “Propaganda na internet não funciona, é dinheiro jogado fora”.

Pensando nisso, reuni 7 coisas que você precisa saber sobre Inbound Marketing e que estão afetando a maneira como a sua empresa se relaciona com os seus consumidores:

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing - conteúdo

O Inbound Marketing ou Marketing de Conteúdo é principal ferramenta para construir relacionamento com os seus consumidores e melhorar a experiência deles com sua marca, através da criação de conteúdo digital.

Olhe a sua volta, quantas marcas de produtos que você consome fazem propaganda através de mídia digital? A grande maioria, não é?! Assim podemos perceber que investir em marketing digital é uma estratégia necessária para as empresas, sejam elas de grande porte, médias ou pequenas. Entretanto, é preciso fazer da maneira correta para que, de fato, o conteúdo disponibilizado seja relevante para os consumidores e produza os resultados desejados.

Que resultados isto poderá trazer para a sua empresa?

O Inbound Marketing fará com que a sua empresa seja vista, ou melhor, seja procurada e crie laços com quem realmente deveria ver o que você oferece: o seu público-alvo. Dessa forma você assumirá o controle sobre como a sua empresa e os seus produtos são vistos pelo mundo. Para isso, é interessante que você conheça alguns aspectos que serão úteis na hora de traçar uma estratégia de Inbound Marketing para sua empresa.

Qual a diferença entre Inbound Marketing e Marketing Digital?

O objetivo do Marketing Digital é o mesmo do Marketing Tradicional, ou seja, gerar resultados através das vendas. Entretanto, o Marketing Digital conta recursos mais poderosos para disseminar o seu material, tais como Marketing nas Mídias Sociais, E-mail Marketing, Anúncios Patrocinados. Um destes recursos é o Inbound Marketing que consiste em criar conteúdo útil aos consumidores, e dessa forma gerar aproximação entre a marca e os potenciais clientes.

 

Quer que sua empresa seja notada? Crie conteúdo RELEVANTE!

Inbound Marketing - tablet

A criação de conteúdo para consumidores – sejam eles clientes, ou não – está transformando drasticamente o modo como as organizações são vistas pelas pessoas, ou seja, as organizações encontraram nesta ferramenta uma nova forma de moldar a imagem que elas querem que as pessoas tenham delas. Isto influi diretamente nas vendas de determinado produto ou serviço.

Você pode apresentar conteúdo de várias formas, pode ser através de Vídeos, E-books, Whitepapers, Post Blogs, Webinars, Infográficos, etc. É importante atentar para o perfil do seu público-alvo e para as necessidades deles (quando esses requisitos são atendidos, dizemos que o conteúdo é relevante). Assim você poderá escolher as ferramentas mais adequadas para expor o seu conteúdo, sempre visando fornecer soluções para estas pessoas.

Uma empresa que cria conteúdo, e mais do que isso, gera conhecimento de valor aos seus clientes, deixa de ser vista como “mais uma empresa que quer apenas o meu dinheiro” e passa a ser vista como “esta empresa tem me a ajudado a resolver os meus problemas”. Esse cliente, sem dúvidas, levará essa “parceria” em consideração na hora de escolher em qual empresa ele gastará o seu dinheiro.

 

A era do Marketing Digital chegou, e está afetando a sua empresa (de uma forma ou de outra)

Inbound Marketing - gráfico

Isto já está claro: é você quem vai tomar a decisão entre investir ou não em Marketing Digital. Entretanto, é válido lembrar que deixando de investir em marketing digital, você não só estará abrindo mão de falar sobre sua empresa para seus consumidores, como estará deixando “lacunas” para que todos falem sobre sua empresa sem que você tome conhecimento ou possa participar da conversa. Além disso, o seu concorrente pode estar exibindo sua marca, seus produtos e suas ideias por todo o país ou mesmo pelo mundo, indo muito além do seu bairro, e tudo isso de dentro da garagem dele. Portanto, não se iluda: diferentemente das outras mídias, a Internet afeta seu negócio, você estando preparado ou não.

 

Agregar valor à sua marca só depende de você

Inbound Marketing - valor

Por ter acesso a muita informação e a uma mídia instantânea, o consumidor está cada vez mais crítico em relação ao que o cerca, mas me diga: quem você acha que controla a sua marca? O ideal é que você esteja no comando da situação, pois, caso contrário, será o mercado formará a opinião pública sobre a sua empresa – por mercado entenda-se concorrência, consumidores, todas as formas de mídia, etc. – e nessa situação a imagem da sua empresa estaria à deriva, o que pode ser muito perigoso para a sua empresa. Para evitar que isto aconteça você deve ter pleno controle sobre a sua marca, e deve fazer isso de forma assertiva. Já passou o tempo em que os consumidores aceitavam propaganda vazia e cheia de mensagens genéricas, hoje em dia estão mais exigentes, mais cultos e menos tolerantes à “enrolação”. Entretanto, estão mais cativáveis, isto significa que está mais fácil conquistá-los e fazer com que criem relações de afeto com a sua marca, desde que você agregue valor às suas vidas, e o Inbound Marketing é a chave para conquistar os seus clientes.

 

Crie relações duradouras

Inbound Marketing - relações

O segredo está em entender o que leva um consumidor a tornar-se de fato um cliente e aproximar-se da sua marca. No que diz respeito ao desenvolvimento de uma relação de confiança entre o cliente e a marca não existem atalhos, é “dar para receber”.

Segundo dados do site Viver de Blog, 70% das pessoas afirmam que preferem conhecer uma companhia por meio de conteúdo ao invés de publicidade. A criação de vínculos com o público é crucial porque a partir do momento em que há confiança na empresa – e também nos valores desta, que não podem ser deixados para trás – há confiança em seus produtos e serviços. Podemos observar o exemplo da Apple, que conta com uma legião de “Applemaníacos”, estas pessoas acreditam, e acima de tudo, confiam na marca e nos seus valores, e como consequência acabam por consumir seus produtos e sua marca. Portanto, na hora de construir este relacionamento, tente transmitir esses valores para seus clientes. E isso inclui detalhes como o design do seu website, o conteúdo que você gera no seu blog, a organização de sua fanpage ou as postagens e compartilhamentos que realiza no Twitter e LinkedIn de sua empresa.

 

7.  Tenha um plano

Inbound Marketing - plano

Definir onde quer chegar, para conseguir traçar o melhor caminho é essencial. Como qualquer investimento em marketing, é muito importante que a empresa tenha bem claro os objetivos que quer alcançar com o investimento em Inbound Marketing – pode ser branding (divulgação da marca), geração de Leads, ou mesmo a concretização de vendas online. Independentemente das ações que a empresa adote, é sempre positivo planejar, executar, otimizar e garantir que tudo seja medido adequadamente, para o bom funcionamento do Marketing Digital.

Se você já definiu os objetivos para gerar conteúdo e já possui um site (não possui um site? descubra como ter um), o próximo passo é definir um assunto sobre o qual você quer ser encontrado dentro da sua área de atuação (exemplo: dicas de culinária) e escolher as melhores palavras-chaves para fazer com que seu conteúdo seja mais facilmente encontrado pelo Google. Palavra-chave são as palavras mais importantes do seu texto, aquelas através das quais você quer ser encontrado. Por exemplo, nesse post as palavras-chave são Inbound Marketing, Marketing Digital… Uma ótima ferramenta para fazer isso é o MozBar (extensão para o Google Chrome), ele exibe vários indicadores que podem te ajudar na escolha das palavras-chaves:

Inbound Marketing - MozBar

PA – Page Authority (autoridade da página): indica se esta página realmente sabe sobre o assunto pesquisado.

DA – Domain Authority: faz a mesma avaliação que o item acima (PA), porém, este aqui avalia todo o site, e não apenas uma página dele.

Root Domains*: mostra quantos domínios têm links apontando para o site.

Total Links*: mostra quantos links no total estão apontando para o site.

*para acessar você precisa clicar em “Link Analysis”

Feito isso você já pode começar a criar conteúdo, sempre atentando para a relevância do conteúdo e para a correspondência das suas palavras-chaves. Desta forma você estará ajudando os seus potenciais clientes e começará a ser lembrado por isso, e com certeza gerará resultados a longo prazo.

Fontes:
https://viverdeblog.com/65-estatisticas-marketing-de-conteudo/
https://viverdeblog.com/como-escrever-titulos/

 

ebook marketing digital para iniciantes

Autor Layon em ODIG Digital Marketing Experts
Layon Hoffmann

Faça seu comentário aqui: