Guia para dar os primeiros passos em Automação de Marketing Digital

28 de agosto de 2015

Automação de Marketing

A Automação de Marketing Digital é uma peça chave na estratégia de Marketing Online.

Quer promover seu negócio e aumentar suas vendas? Receba dicas de Marketing Digital no seu e-mail. Aplique técnicas que dão resultados, utilizadas por nós e nossos clientes. Inscreva-se abaixo:


Automatizar a comunicação entre a empresa e seus contatos parece simples, mas exige uma estratégia bem definida para realizar essa ação. O objetivo principal de uma automação de marketing é iniciar e manter uma relação com os seus prospects.  Além disso, cria um sistema que unifica o e-mail marketing, a geração e a nutrição de leads para desenvolver um processo de vendas que forneça um volume maior de leads qualificados e mais preparados para a compra.

A automação de marketing digital economiza tempo, recursos humanos e financeiros, mas não torna inútil o trabalho do marketing! Enquanto a empresa possui apenas 10 leads completando os estágios do funil, o marketing pode dar conta. Mas quando esse número aumenta, é difícil você organizar o envio dos e-mails, determinar se e quando eles completaram as etapas e quando passar para o time de vendas. E é ai que a automação de marketing entra: oferecendo escala e também praticidade, já que a equipe não precisa fazer o trabalho de forma manual.

E também ajuda a alcançar os resultados mais rápido. Lembre-se: a nutrição de leads pode gerar até 50% mais leads prontos para encaminhar para o departamento de vendas, a um custo 33% menor. Vale tentar, não?

Entregar conteúdo relevante, oferecer leads qualificados para o time de vendas, conseguir maiores informações de clientes, relacionamento mais próximo com o lead e ajudar o prospect a completar o fluxo de automação de nutrição são as principais razões que levam uma empresa a implementar esta estratégia.

Se você quer começar e não sabe por onde, separamos um guia com os passos iniciais. Confere:

 

Vá do zero ao básico

Não perca muito tempo planejando uma automação de marketing digital complexa, rebuscada e com várias etapas. Inicie pelo básico e vá evoluindo a sua automação de marketing digital conforme a resposta dos seus prospects e a adaptação da sua empresa ao processo. Para iniciar, identifique os estágios de compra, 1-2 personas e foque no essencial. Com o tempo você verá o que funciona e o que não funciona, tendo possibilidades de testar e ajustar.

Planeje uma ação para cada etapa do funil de marketing digital

O primeiro passo para criar um fluxo de automação de marketing digital sem erros com certeza é o planejamento! Pensar na jornada de compra do seu cliente é prever quais caminhos ele vai passar e assim esquematizar sua automação de acordo com cada etapa, para você influenciá-lo em cada uma delas. As campanhas com maior potencial de sucesso são aquelas que estão presentes nos momentos decisivos de conversão e apresentam sua marca como uma solução para o problema. Entenda o caminho de um consumidor em um funil genérico:

  • Descoberta: Prospects descobrem a sua marca ou seu produto/serviço pela primeira vez;
  • Interesse: Prospects começam a perceber que o seu produto/serviço vai agregar valor para o dia a dia deles;
  • Consideração: Prospects decidem ler mais sobre o seu negócio, sua marca, o que você faz (nesse ponto se tornam leads);
  • Intenção: Leads mostram interesse sobre o seu negócio e pedem informações e contatos;
  • Conversão: Momento da compra;
  • Fidelização: Quando um cliente satisfeito se torna um cliente fidelizado e repete todo o processo.

Agora, para criar o fluxo de automação de marketing digital perfeito, é necessário pensar como um consumidor e estudar seus passos em cada etapa do funil de marketing da sua empresa. Para planejar a jornada de compra reflita: o que faria o prospect converter em cada etapa do seu funil?

Crie conteúdo persuasivo

Apesar do prospect ter concordado em participar do seu fluxo de automação de marketing digital, não quer dizer que ele irá ler todos os seus e-mails. Após definir o que faria o prospect converter em cada etapa, é hora de definir quais conteúdos serão utilizados para que ele realize esta ação. Analise os posts no blog, eBook, vídeos e todo o material que contém no seu site. É normal que alguns conteúdos fiquem pendentes, mas coloque-os na linha de produção o mais breve possível.

O assunto é decisivo para a abertura dos e-mails

É porque os profissionais de marketing digital sabem que e-mail possui uma alta taxa de retorno que as caixa de entrada estão lotadas. Quer saber como se diferenciar de todos os concorrentes? O assunto é o primeiro contato do prospect, e é o que vai decidir se ele vai ler ou não o seu e-mail. Utilize chamadas (call-to-action), emojis e o primeiro nome, se possível. Tudo para despertar o interesse e a curiosidade!

Opte por um layout responsivo

Um dos maiores erros cometidos por empresas é encaminhar um e-mail com um layout que não se adapta dispositivos mobile ou então elementos visuais que dificultem a leitura. Segundo o Hubstpot, 48% dos e-mails são abertos em dispositivos mobile, mas apenas 11% são responsivos. E ainda, 69% dos usuários mobile deletam e-mails que que não se adaptam à sua tela. Para evitar fazer parte dessa lista, optar por manter a mensagem simples, parágrafos pequenos, links de fácil acesso e textos em tópicos com marcadores auxiliam na hora da leitura.

NÃO compre listas de e-mails

Estas pessoas não pediram para receber seu conteúdo! Enviar e-mails para pessoas que não pediram aumenta muito a chance delas marcarem seu domínio como spam, logo, aumenta as chances do seu domínio estar na lista negra de domínios (e nós não queremos isso). Seja ético e construa sua base através de conteúdo relevante e bom relacionamento com seus leads.

Construa um relacionamento

Seja transparente

Explique quantos e-mails ele irá receber daqui pra frente, com que frequência e porquê. Mostrar o caminho para o lead (como mostramos aqui) é uma boa forma de ganhar sua confiança e evitar que ele se descadastre por não saber o que virá a seguir.

Personalize o e-mail

Confiar no remetente da mensagem pode ser essencial para a abertura do e-mail, por isso a importância da assinatura com seu nome pessoal. Este detalhe “humaniza” a empresa e o e-mail, já que dá um nome e um rosto para sua marca, fazendo com que seus leads se sintam mais próximos.

Lembre também de usar o primeiro nome do contato que está recebendo o e-mail, faz com que a pessoa se sinta à vontade. Você não concorda?

Seja prestativo

Pode não parecer tão importante à primeira vista, mas um e-mail com “qualquer dúvida, estou aqui para te ajudar” faz toda a diferença. A automação tem o propósito de manter um relacionamento com o lead, então este tipo de frase é essencial. Ofereça ajuda, tire dúvidas e lembre-se de responder as mensagens.

Abordagem do comercial

Assim que o prospect converter em todos os estágios do funil ou solicitar um contato, o marketing comunica vendas que o lead está pronto para a abordagem e o time de vendedores entra em ação. Esta pessoa está agora mais qualificada e em um estágio do funil que o interesse pela compra do seu produto/serviço é maior, por consequência a abordagem do vendedor será facilitada.

 

Lembre-se que o objetivo de uma automação de marketing digital não é apenas automatizar os processos e economizar tempo, mas também iniciar e manter relacionamentos com seus prospects. São esses relacionamentos que aumentarão a quantidade e a qualidades dos leads para o time de vendas.

Então, quando a primeira automação de marketing estiver concluída, não dê o trabalho como finalizado, atualize o conteúdo, substitua e acrescente etapas no fluxo à medida que você for produzindo novos posts e materiais. Perceba como seu público responde à automação e vá ajustando conforme necessário.  Uma automação de marketing não exime você de ficar atento ao processo, cuidar dos seus leads, acompanhar a nutrição deles e alinhar os detalhes com o time de vendas. Ela não faz todo o trabalho para você, e nem deve.

Autor Gabriela em ODIG Digital Marketing Experts
Gabriela Zanella

Faça seu comentário aqui: