Google AdWords: descubra como funciona

25 de junho de 2015

google-adwords

Google AdWords é o serviço de anúncios patrocinados do Google – clique aqui e saiba mais sobre isto.

O serviço pode ser acessado com uma conta Google (a mesma usada para ter acesso ao Gmail, Calendar, Drive, Youtube…) e oferece uma ampla plataforma de operação, na qual é possível gerenciar anúncios (veja na imagem abaixo), palavras-chave, lances, segmentação de anúncios, e muitas outras opções.

google-adwords

 

Como funciona o Google AdWords?

Antes de mais nada, é importante esclarecer que existem dois tipos de campanhas de Google AdWords, ou, duas “redes de anúncios”, e o usuário deve escolher a que melhor se adapte às suas necessidades.

A seguir mostrarei as diferenças entre os dois tipos.

Rede de Pesquisa

Este tipo de campanha é útil para quem quer ser encontrado através das pesquisas do Google e seu objetivo é receber cliques nos anúncios, ou conversões – a “conversão” pode ser definida pelo anunciante, da seguinte forma: quando você deseja que os usuários preencham formulários no seu site, você determina que uma conversão será o preenchimento de um formulário, ou qualquer outra ação que você deseja que os usuários executem dentro do seu site.

Portanto, se as pessoas pesquisam pelos seus serviços no Google, vale a pena investir neste tipo de campanha.

Por exemplo, se você tem um restaurante em São Paulo, você pode criar anúncios que serão exibidos quando as pessoas pesquisarem palavras-chave como “restaurante”, “almoçar em São Paulo”, “restaurante à la carte” e estiverem pesquisando a partir da cidade de São Paulo.

O Google sabe de onde as pesquisas estão sendo feitas, baseando-se no endereço de IP, e mostra os anúncios apenas para elas.

google-adwords

Os resultados de pesquisa do Google AdWords são exibidos em um local diferente dos resultados orgânicos de pesquisa do Google, e também são classificados de maneira diferente, de forma que a classificação de uma página na busca orgânica não influencia a classificação de um link patrocinado, e vice-versa.

Além disso, os anúncios em rede de pesquisa também podem ser estendidos para os parceiros de pesquisa, que são sites como Terra, Globo.com, que possuem a ferramenta de busca do Google dentro de seu próprio site. Porém, a exibição dos resultados nos parceiros de pesquisa é opcional.

Neste tipo de campanha você paga por cada clique recebido nos seus anúncios.

Rede de Display

Este tipo de campanha não trabalha com anúncios de texto, mas sim com anúncios gráficos, os famosos banners, que são exibidos apenas nos parceiros da Rede de Display.

Talvez você já tenha percebido que, logo após pesquisar algum produto no Google, na maioria dos sites que você visita, começam a ser exibidos anúncios de produtos semelhantes aos que você pesquisou, estes são banners de anúncios da Rede de Display.

Entretanto, apesar de ser bastante usada com o objetivo de gerar conversões, os anúncios na Rede de Display nem sempre têm esse objetivo.

Este tipo de campanha também é muito usada para branding (divulgação da marca), onde o objetivo da campanha é a visualização das peças publicitárias pelo usuário para que conheça a marca.

Neste caso, como o objetivo da campanha é apenas a visualização, e não o clique, logo o custo é calculado através do CPM (Custo Por Mil Impressões), impressão, nada mais é do que a exibição do banner.

Assim você paga o custo a cada mil vezes que o seu anúncio é exibido.

Quais as vantagens de usar?

As vantagens de usar Google AdWords são muitas, pois além de oferecer uma ampla plataforma inteligente, capaz de sugerir modificações na campanha e dar ideias de otimização para os seus anúncios – sim, existe o campo “Oportunidades” que dá sugestões de melhorias para a sua campanha – esta ferramenta oferece muitas opções de mensuração.

Em sua plataforma totalmente customizável é possível exibir os dados mais relevantes e métricas que vão dizer se os seus resultados são satisfatórios ou não.

Veja algumas das vantagens:

Você cria os anúncios

Os anúncios patrocinados da Rede de Pesquisa do Google AdWords possuem um formato padrão: título, texto do anúncio e URL de visualização. Nestes campos, com exceção da URL, você pode exibir suas ofertas e “vender o seu peixe”.

Alem disso, ainda é possível criar extensões de sitelinks, que direcionam o clique diretamente para uma página específica do seu site. Veja um exemplo:

google-adwords

Você decide onde e quando os anúncios serão exibidos

Através das configurações da campanha, você pode segmentar os anúncios por local – há a possibilidade de escolher países, estados e cidades e também delimitar um raio de alcance a partir de cada cidade – , idioma usado no Google, por exemplo, eu posso querer anunciar apenas para franceses que estão no Brasil, nesse caso eu seleciono o idioma da interface do Google como “francês” e escolho o local “Brasil”.

Também é possível selecionar os dias e horários de exibições de anúncios.

Você escolhe as palavras-chave

Palavras-chave são os termos que irão acionar os anúncios quando o usuário digitar termos semelhantes ou relacionados no buscador, ou seja, se você definir que uma das palavras-chave dos seus anúncios é “restaurante”, quando os usuários digitarem isto no Google, o seu anúncio mais relevante para aquela busca, será acionado.

Você direciona os links para a página que desejar

Ao criar um anúncio, você pode apontar o link patrocinado para qualquer página do seu site, seja a página de um produto específico, um conteúdo sobre a área de atuação da sua empresa – é interessante sincronizar a palavra-chave com a página de destino do link, pois isto melhora o posicionamento do anúncio.

Desta forma é possível focar em objetivos mais específicos, ou na área de atividade da empresa de maneira geral.

Alterações em tempo real

Outra grande vantagem dos links patrocinados é que você pode fazer tudo em tempo real, pode criar, modificar, excluir anúncios em questão de segundos, muito diferente de anúncios em jornais ou televisão.

Variedade de dados para serem mensurados

Esta é, sem dúvidas, a cereja do bolo.

As métricas oferecidas pelo Google AdWords são variadas, sendo possível mensurar quase todo tipo de dados que seja relevante para a campanha, facilitando o aprimoramento e otimização do investimento nos anúncios.

Plataforma totalmente customizável

Devido à grande variedade de dados oferecida pelo Google AdWords, não é ideal e nem possível que você visualize todos eles, para isto você pode configurar a sua “área de trabalho” da maneira que julgar mais eficiente, exibindo apenas os dados que são relevantes para a estruturação das campanhas.

Você escolhe quanto deseja gastar

O objetivo principal da Google é oferecer a melhor experiência possível aos usuários da internet, pensando nisso a empresa criou um sistema de leilão que define quanto você vai pagar para exibir os seus anúncios.

São avaliados os seguintes itens:

  • Experiência da página de destino: isso inclui velocidade de carregamento, qualidade visual e usabilidade da página;
  • Relevância do anúncio: o quanto a sua página de destino corresponde ao assunto abordado nos anúncios que você criou; e
  • Taxa de cliques esperada (o Google consegue estimar quantos cliques o seu anúncio vai receber)

Estes itens compõem o Índice de Qualidade. O valor que o anunciante paga é o resultado do seguinte cálculo: Índice de Qualidade x Leilão.

Isto significa que quanto melhor for a qualidade dos seus anúncios e da sua página da web, menos você precisará pagar para ficar bem posicionado nas pesquisas do Google.

Além disso, é possível delimitar um orçamento diário. Quando você limita um orçamento diário o Google exibe seus anúncios de forma intercalada, fazendo com que o seu anúncio seja exibido ao longo de todo o dia.

Campanhas Adwords são uma das ferramentas mais eficientes para geração de leads (clique aqui e saiba mais sobre geração de leads) de marketing e vendas. Seja para e-commerce, negócio local ou prestação de serviços, esta ferramenta sempre gera resultados excelentes.

Vantagens de contratar uma Agência de Marketing para administrar as suas campanhas

Realmente, existem muitas vantagens em usar Google AdWords.

Entretanto, para que o seu investimento em Google AdWords obtenha o melhor desempenho possível, o ideal é contratar uma agência especializada neste tipo de ferramenta.

Uma agência especializada será capaz de reduzir os custos dos anúncios porque ela já conhece as melhores estratégias de marketing.

Além disso, gerenciar uma campanha de links patrocinados exige muito tempo de dedicação, já que as campanhas precisam ser aprimoradas constantemente.

Alguns empreendedores se equivocam ao tentarem gerir por conta própria suas campanhas, e, devido à falta de tempo, acabam deixando a campanha da empresa sem manutenção.

O resultado disso é que eles gastam um bom dinheiro em links patrocinados e não obtêm o resultado desejado.

Agências certificadas possuem domínio da ferramenta para gerir as contas dos clientes da melhor maneira possível e também contam com algumas vantagens que o Google só oferece aos Parceiros Google.

Para obter o que o Google AdWords tem de melhor para oferecer, vale a pena contratar uma agência certificada!

Autor Layon em ODIG Digital Marketing Experts
Layon Hoffmann

Faça seu comentário aqui: