Facebook Ads: tudo o que você precisa saber para começar a anunciar ou anunciar ainda melhor no Facebook

30 de setembro de 2018

 

Se você ainda não utiliza Facebook Ads ou gostaria de melhorar as campanhas dos seus produtos e serviços na rede social, este post vai ajudar você a entender melhor o que deve ser feito.

Noções básicas de Facebook Marketing

O Facebook pode ajudar sua empresa a crescer, seja ela de pequena, média ou grande. Não há dúvidas quanto à isso, mas saiba mais sobre…

O que é o Facebook Ads?

O Facebook Ads é uma ferramenta de publicidade paga dentro do Facebook que oferece maneiras únicas e eficientes de mostrar a campanha da sua empresa para as pessoas que tem mais potencial a se interessarem por ela.
Veja bem: através de anúncios do Facebook Ads você pode…

  • Atingir pessoas com base no local (cidade, região, país), na idade, idioma, sexo, seus interesses e muitas outros dados de segmentação oferecidas;
  • Usar as ferramentas de relatórios para entender o comportamento do seu público e a performance das campanhas, ajustando-as para que gerem melhores resultados;
  • E com o Facebook Lead Ads você pode gerar leads diretamente do Facebook para um CRM.

 

Conheça os casos de Facebook Marketing da Atento e da Brigadore

Os casos abaixo ajudam a ilustrar o que o Facebook Ads pode fazer pelas empresas e negócios, sejam elas grandes corporações, sejam minúsculas startups. Para ambos os casos as campanhas criadas superaram as expectativas dos empreendedores. Veja a seguir:

Caso da campanha facebook #vempraatento da Atento

A Atento é uma empresa multinacional de contact center, com presença em 14 países e 150 mil funcionários. No Brasil um de seus maiores desafios é o recrutamento e seleção para mais de 80mil vagas que ela oferece no país. Com Facebook Marketing seu objetivo era receber aproximadamente 3 mil currículos por mês, além de encontrar candidatos com qualidades específicas como falar inglês, espanhol ou que morem em cidades do interior.

Escritório da Atento no Brasil: usando Facebook Ads para captar novos talentos.

Utilizando anúncios do Facebook Ads, a Atento começou a receber mais de 5 mil currículos a cada mês, e a taxa de aproveitamento de candidatos quase dobrou.

Atualmente:

  • cerca de 92% dos candidatos originados pelas campanhas do Facebook Marketing são contratados;
  • a taxa de aproveitamento é de 1,7x mais do que as outras fontes de candidatos;
  • e o custo de conversão no Facebook é em torno de 4% mais barato do que o canal de recrutamento especializado.

Exemplo de publicidade no Facebook criada pela Atento.

Publicidade no Facebook da Atento.

Campanha de Facebook para o Brasil inteiro e para locais específicos

Onde quer que tivesse demanda no Brasil, o Facebook se tornou a melhor ferramenta para conversar com candidatos em potencial. Os melhores exemplos foram Rio Verde, em Goiás e Feira de Santana, na Bahia, cidades em que a atento usava panfletagem e carros de som para recrutar e ainda assim não preenchia todas as vagas disponíveis. Para solucionar a questão, foram criados anúncios de texto, foto e vídeo com a linguagem certa para o público de cada cidade. Ana Holanda, gerente de marketing responsável pela campanha “Vem para a Atento (#vempraatento)” afirma que “para algumas regiões, as peças possuíam até sotaque, para aumentar a efetividade da abordagem do anúncio”.

A solução de publicidade no Facebook utilizada pela Atento

Objetivo de publicidade:
  • Aumentar o reconhecimento da marca
Produtos usados na campanha:
  • Página (fan page facebook)
  •  Anúncios (facebook ads)
    • Feed de Notícias do Desktop
    • Feed de Notícias Móvel
  • Publicação de páginas
  • Rastreamento de conversão
  • Públicos personalizados
  • Públicos semelhantes

Interessante, né? O caso de campanha da Atento é um caso de grandes empresas. Vejamos agora o caso de uma pequena empresa que começou a anunciar logo que abriu suas portas para o mercado:

Caso da campanha Facebook Marketing “Não Fique Sem Sobremesa” da Brigadore

A Brigadore Brigadeiros Gourmet, é uma das primeiras brigaderias de Manaus, conquistou grande parte de sua clientela usando uma página no Facebook e um perfil do Instagram. Um ano e meio após abrir suas portas, o negócio já conta com 3 lojas e 30 colaboradores na capital Amazonense.

Brigadore: Marketing no Facebook

Alguns dados da Brigadore após trabalhar com Facebook Marketing:

  • inauguraram 3 lojas em dois anos;
  • contrataram 30 funcionários neste tempo;
  • mais de 50% dos clientes que entram na loja, chegam pelo Facebook.

A publicidade no Facebook utilizada pela Brigadore

Grande parte expansão da Brigadore é atribuída a estratégia de publicidade no Instagram e Facebook. O plano inicial foi levar a marca ao conhecimento do maior número de pessoas possível. Conquistaram muito mais do isso: a fan page no Facebook se transformou em um dos principais canais para receber pedidos e encomendas. Agora o foco é consolidar o negócio e estudar a idéia de transformar Brigadore em franquia.

“Sempre tivemos um bom relacionamento com os clientes pelo Instagram e esse relacionamento também está ganhando contornos positivos com a Fan Page no Facebook. Os clientes têm tirado mais dúvidas pela página da empresa no Facebook e estamos recebendo até encomendas por mensagem. Fechamos já muitos negócios dessa maneira.”
Thiago Castro, sócio da Brigadore Brigadeiros Gourmet

Para comer com os olhos

“Comida é visual”, diz Thiago. Foi por este motivo que criou um perfil no Instagram e deu a largada em sua estratégia de marketing online. O sucesso alcançado com a iniciativa o estimulou a criar a fan page no Facebook para a empresa e aliar as duas coisas a um conteúdo de qualidade. Para alcançar os primeiros 1.000 fãs, a empresa lançou a campanha “Doce Novembro”. A ideia foi impulsionar publicações com fotos e estimular o compartilhamento com a troca por caixas de brigadeiros. O engajamento gerado foi impressionante.

Outra campanha no Facebook que gerou muito resultado foi a do Dia dos Namorados de 2013. Para comemorar a data, a Brigadore criou um produto especial — kit com torta de brigadeiro e mais 8 brigadeiros diversos. Criaram anúncios de publicação na fan page para promover a ideia durante 15 dias. Venderam 200 kits que haviam produzido e não conseguiram atender a todos os pedidos recebidos. Os anúncios de produtos exclusivos em  aumentam as vendas nas lojas de 50% a 80%.

A solução de publicidade no Facebook utilizada pela Brigadore

Objetivos com Facebook Marketing:
  • Aumentar o reconhecimento da marca
  • Aumentar as vendas na loja
Produtos usados nas campanhas de Facebook:
  • Páginas (fan page facebook)
  • Publicação de páginas
  • Anúncios:
    • Feed de Notícias do Desktop
    • Feed de Notícias Móvel

Novos clientes regularmente

Thiago afirma que já tem clientes fieis e percebe que diariamente cerca de 50% das pessoas que visitam a loja são clientes novos. Ele estima que metade chegam após conhecer a loja pelo Instagram ou pelo Facebook. Este motivo é suficiente para ele não cogitar usar outra forma de publicidade. “Além de ser bem mais prático para gerenciar as campanhas — Thiago faz tudo pelo celular — o custo é bem mais baixo, se comparado às mídias tradicionais”, diz.

Como anunciar no Facebook?

Comece criando campanhas e anúncios com base nos seus objetivos de publicidade no Facebook

Você pode conquistar seus objetivos atingindo o público certo. Existem atualmente algumas opções de objetivos para anunciar. Essas opções vão determinar o formato e o comportamento do anúncio e a partir dessas definições vai gerar melhores resultados.

Quais são os diversos objetivos de publicidade no Facebook e o que eles podem fazer?

Impulsione suas publicações

Opte por Impulsionar suas publicações se sua meta for aumentar o envolvimento com a sua publicação e fazer com que as pessoas visualizem, curtam, comentem e compartilhem o conteúdo de sua Fan Page. Aqui você cria um anúncio a partir de uma publicação já criada na sua Fan Page.

Promover sua Página

Escolha Promover sua Página, para que o anúncio seja otimizado para alcançar as pessoas em seu público que tenham mais potencial a curtir sua Página. Quando as pessoas curtem sua Página, as publicações podem ser exibidas no Feed de Notícias, junto com as publicações dos amigos e familiares delas. Pode ser uma boa opção promover sua Página, caso pretenda se envolver com seu público ou alcançar novos clientes.

Envie pessoas para o seu site

Ao optar por Enviar pessoas para o seu site, é possível definir uma URL de destino personalizada. Por exemplo, você pode enviar pessoas para a página inicial do seu site, para uma loja on-line, para a página de contatos ou para qualquer página que pretenda que as pessoas visualizem. Por padrão, o anúncio é otimizado para alcançar as pessoas do público que estejam mais propensas a clicar nele.

Aumentar conversões no seu site

Ao optar por Aumentar conversões no seu site, é necessário adicionar um código ao HTML do seu site. Adicione o código à página do site na qual pretende rastrear as conversões. Por exemplo, se pretende controlar quantas pessoas visualizaram seu anúncio e as que, de fato, compraram o produto anunciado, é necessário adicionar o código à página de confirmação de compra do seu site. Por padrão, o anúncio é otimizado para alcançar as pessoas do público que estejam mais propensas a fazer conversões.

Obtenha instalações de seu aplicativo

Ao optar por Obter instalações para seu aplicativo, você pode criar um anúncio com um link para a app store, onde as pessoas podem instalar seu aplicativo. Se desejar medir o número de instalações do aplicativo, integre-o ao SDK do Facebook.

Aumente o envolvimento com seu aplicativo

Ao optar por Aumentar o envolvimento com seu aplicativo, é possível enviar pessoas para áreas específicas do seu aplicativo. Por exemplo, você pode enviar pessoas para sua loja on-line. Se desejar medir o êxito do seu anúncio, integre seu aplicativo ao SDK do Facebook.

Alcance pessoas próximas ao seu negócio

Ao optar por Alcançar pessoas próximas ao seu negócio, você direciona as pessoas da comunidade local ou vizinhas a ela, definindo um raio em torno da sua empresa. A divulgação nas imediações pode ser a escolha certa para você, caso pretenda aumentar as vendas ou as visitas na loja. Veicular um anúncio de divulgação nas imediações pode ajudar a gerar reconhecimento para sua marca na comunidade local.

Aumente a participação em seu evento

Ao optar por Aumentar a participação em seu evento, você cria um anúncio de evento para que as pessoas possam adicioná-lo aos seus calendários. Os usuários vão receber lembretes sobre seu evento e você pode conferir quantas pessoas responderam ao convite.

Faça com que as pessoas obtenham sua oferta

Ao optar por Fazer as pessoas obterem sua oferta, você cria um anúncio com um cupom, desconto ou outra oferta especial que pretenda oferecer. É possível escolher um público para o anúncio que você veiculará e decidir quantas pessoas podem reivindicar sua oferta.

Obtenha visualizações de vídeo

Ao optar por Obter visualizações do vídeo, é possível criar anúncios com vídeo incorporado. Os anúncios de vídeo podem lhe ajudar a contar uma história e a criar a imagem de sua marca no Facebook.

Gere leads pelo Facebook Lead Ads

Este tipo de anuncio disponibiliza a criação de um formulário no próprio Facebook para gerar leads que pode ser integrado a um CRM de Vendas para que os leads caiam diretamente na mão de um vendedor.

Realize a Segmentação de Público

A Segmentação de Público ajuda você a definir exatamente para quem deve ser veiculada a sua campanha de anúncios. No vídeo abaixo você vai entender como a segmentação funciona e como ela gera melhores resultados para suas campanhas no Facebook Ads.

Existem dois tipos de públicos:

  • Públicos Personalizados
  • Públicos Semelhantes

Onde ficam localizados os anúncios?

Na ilustração abaixo você encontra os locais onde os anúncios podem ser veiculados:

 Onde anunciar no Facebook

  • Anúncios no feed de notícias do desktop
    São mostrados nos feeds de notícias do desktop em meio a outros conteúdos, como as publicações dos usuários.
  • Anúncios do lado direito no desktop
    São apresentados na lateral direita e podem ser expostos na página principal do perfil e nas páginas de feed de álbuns de fotos, de eventos, de grupos, etc. Esse tipo de anúncio só pode ser exibido em desktop.
  • Anúncios no feed de notícias mobile
    São mostrados nos feeds de notícias do mobile em meio a outros conteúdos, como as publicações dos usuários.

 

Quanto custa anunciar no Facebook Ads?

Diferente das mídias tradicionais como rádio, jornal e TV, começar a anunciar no Facebook Ads requer um orçamento muitas vezes mais baixo. Com um orçamento diário inicial de R$5,00 já é possível fazer uma campanha com resultados satisfatórios para um público segmentado. Anunciar no Facebook cabe em qualquer bolso. O vídeo abaixo oferece um rápido guia sobre como os anúncios funcionam nos leilões, com base no tamanho do público, orçamento e calendário de anúncio.

 

Existem duas opções de pagamentos pela veiculação dos anúncios:

  • CPM ou Custo por Mil impressões

  • CPC ou Custo por Clique

Aqui no Brasil, a rede social apesar de calcular o orçamento gasto, em R$ Real, realiza a cobrança em U$ Dólares. Para isso, é necessário um cartão de crédito internacional, com a liberação do banco para compras no exterior. Também é preciso colocar no orçamento de Facebook Marketing o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) cobrado sobre transações internacionais realizadas com o cartão de crédito.

Minhas preferências de anúncios:

Atualmente eu prefiro trabalhar com campanhas de Facebook com resposta direta (que geram resultados imediatos) ao invés de campanhas de resposta indireta (mais relacionadas a Branding e resultados de médio e longo prazo).

Lembre-se de integrar o Facebook com seu CRM de Marketing e de Vendas. Não sabe o que é CRM? Saiba tudo sobre CRM aqui.

eBook Facebook Ads

Autor Cezar Augusto em ODIG Digital Marketing Experts
Cezar Augusto Filho

Cezar é co-fundador e diretor de negócios da ODIG. Ajuda PMEs a crescer com Inbound Marketing (Marketing Digital de Resultados), gerando mais oportunidades e vendas com internet. É graduado em Administração de Empresas e tem MBA em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas. Ele pode ser encontrado no , e

Faça seu comentário aqui: