E-mail marketing de dia das mães: oportunidade de vendas!

24 de abril de 2015

e-mail-marketing-maes copy

Em 2014, segundo dados coletados pela consultoria e-bit, o e-commerce faturou mais de R$1,6 bilhão no Dias das Mães, e é considerada por isso a segunda data comemorativa que mais agita o comércio, atrás apenas do Natal. Com a proximidade da data, neste ano dia 10 de maio, você já planejou sua campanha?

Essa data comemorativa não é apenas para os varejistas ou aqueles que vendem serviços relacionados à mães. Você pode usar esse momento para ter mais engajamento em suas iniciativas, enquanto você ajuda os seus consumidores a encontrar o melhor presente ou melhor a experiência.

Segundo o Hubspot, 44% das pessoas que recebem e-mails promocionais efetuam pelo menos uma compra. Então, anota ai algumas dicas para definir e otimizar sua campanha de e-mail marketing de Dia das Mães:

 

Defina o foco da sua campanha

Você quer vender mais? Quer engajar o consumidor em uma campanha interativa? Quer encaminhar sugestões, ideias ou inspirações para seus contatos? Ou simplesmente enviar um parabéns para as mães da lista? Seja qual for o objetivo, estabeleça e o tenha bem claro no planejamento do seu e-mail marketing de Dia das Mães.

 

Segmente seus contatos

Determine o conteúdo que será envido para os grupos de contatos. Você pode criar campanhas para cada segmento ou mesmo objetivos diferentes para os segmentos, de acordo com a importância e relevância dessa data para cada um.

 

Ofereça conteúdo útil

Muitos compradores potenciais não têm o tempo ou talento para escolher um presente ou palavra que buscam. Então, ajude-os a decidir com sugestões de presentes. Na hora de escolher o que anunciar, dê atenção aos produtos mais vendidos, às tendências e também às novidades.

 

Personalize

Se possível, personalize o e-mail com o primeiro nome da pessoa que receberá. O e-mail, quando direcionado e “nomeado”, torna-se mais pessoal e o cliente se sente mais próximo da empresa. Também é importante criar um template temático para o seu e-mail marketing de Dia das Mães, que acorde com a data!

 

Torne seu e-mail atrativo

O título é o que define se o consumidor vai abrir ou não o e-mail enviado. E uma vez que o volume de e-mail enviado para os consumidores neste período é gigante, você vai querer que seu e-mail seja chame atenção antes disso. Não tenha medo de assustá-los com o assunto: “Caramba! Dia das Mães é no próximo domingo. Presentes perfeitos por menos de R$30,00”. Não tenha medo de se destacar com o assunto: “se mamãe não está feliz, ninguém fica feliz!”. Isso lhe dará uma oportunidade melhor para seduzir e convencer seus clientes a abrir seu e-mail. É importante lembrar que títulos muito grandes ficam com reticências no final e perdem a atração. O ideal são menos de 50 caracteres.

 

Não deixe que sua mensagem caia no spam

Nada mais frustrante para uma empresa do que criar uma campanha de e-mail marketing de Dia das Mães e a mensagem não chegar nos potenciais clientes. Jamais encaminhe para todos os seus contatos de uma única vez, além dos seus e-mails serem direcionados para a caixa de spam, o seu domínio vai entrar na lista negra de domínios por considerar como envio mal intencionado. Utilize ferramentas de disparo de e-mails marketing como intermediários.

 

Não se atrase

Se o seu objetivo é oferecer produtos para os clientes, não adianta você oferecer descontos e promoções se o seu produto não chegar na data que o cliente precisa, certo? Além de deixar o cliente frustrado, isso vai acabar com a sua ação. Se organize, normalmente a grande movimentação do comércio começa com duas semanas de antecedência (Baixe aqui o Calendário de Datas Comemorativas da ODIG). Avalie as condições e ofertas da sua empresa e ofereça a melhor experiência para o comprador.

 

Integre sua campanha com as redes sociais

Estimule o compartilhamento e expanda o alcance da sua campanha. As redes sociais ganham muito destaque em datas comemorativas como essa.

 

Mas se você escolher deixar para a última hora…

Mesmo que você não tenha preparado sua campanha e-mail marketing de Dia das Mães com antecedência, ainda é possível aproveitar se adotar uma estratégia rápida e bem planejada. É nos últimos dias que a procura realmente aumenta e você vai querer oferecer uma solução que funcione para os procrastinadores. Para as ofertas, pense na entrega garantida e cartões de presente, bem como produtos de acabamento rápido e pacotes de altos preços. A ideia é oferecer os melhores presentes com a garantia de que vão chegar ainda em tempo de presentear as mães.

 

Ou quiser aproveitar o pós-feriado…

É uma ótima oportunidade o envio de e-mails após o feriado para atrair os compradores cautelosos ou aqueles que ainda não viram suas mães. Alguns consumidores podem também estar esperando por descontos em produtos. Só não esqueça de retirar da lista aquelas pessoas que já fizeram compras.

 

Lembre-se!

O Dia das Mães pode ser muito mais do que uma data com foco em vendas, pode se transformar em uma oportunidade de captar novos contatos e expandir sua base de e-mails. Ou seja, é uma ótima oportunidade para gerar leads. Disponibilize conteúdo relacionado ao seu negócio e com o tema de Dia das Mães é uma ótima pedida: dicas de presentes para sua mãe, dicas de passeios par levar sua mãe, dicas de viagens para fazer com a sua mãe, etc.

A abordagem correta tem potencial para atingir o cliente no momento que ele precisa com o conteúdo que ele buscava. A oportunidade está ai. É hora de engajar os visitantes, gerar leads, fidelizar os clientes e aumentar as vendas!

 

ebook marketing viral na prática

Autor Gabriela em ODIG Digital Marketing Experts
Gabriela Zanella

Faça seu comentário aqui: