E-mail marketing: chance de estreitar o relacionamento com os clientes

05 de abril de 2013

E-mail Marketing

 

Como profissionais em Marketing, nós levamos muito tempo focando os esforços de e-mail marketing para converter leads em consumidores, não é? Contudo, esse foco normalmente resulta em esquecer de construir um relacionamento com os consumidores. Você sabe, estou falando daquelas pessoas que já nos amam e iriam continuar comprando de nós com apenas um post. O que é muito melhor.
Aqui estão algumas opções para e-mails que parecem mais com cartas de amor que táticas de marketing.

A toda-poderosa nota de agradecimento

Recentemente eu baixei alguns E-books da empresa Resultados Digitais. Eu, obviamente aproveitei muito o conteúdo para aprender, e tudo isso gratuitamente. Tenho a empresa como referência, já que utilizamos os serviços de análise da Resultados Digitais aqui na ODIG.
O E-book veio de um e-mail marketing enviado divulgando a importância do conteúdo, mas depois disso, para a minha surpresa e satisfação, a empresa me enviou este e-mail.

e-mail-marketing-agradecimento

É essa a comunicação que os consumidores atuais gostam e que fazem total diferença. O André, através dessa mensagem, humanizou a empresa, agradecendo pela confiança e indicou ainda outros serviços que podem vir a ser soluções para o meu trabalho. Não é demais?

Obviamente o e-mail tem a intenção de vender, mas isso foi comunicado de uma forma sutil e amigável.
Dizer obrigada realmente aumenta a chance de criar embaixadores de sua marca. Por que não tentar?

 

Carta de desculpas

Outra forma ótima de comunicação com os consumidores atuais? A carta de desculpas.
Seriamente, o simples ato de contrição pode ir mais além com seus consumidores.

Todos cometem erros, e isso está OK. A empresa deve ser capaz de dizer: “Me desculpe. Você espera mais de nós. Nós faremos melhor”. E isso é tudo que qualquer pessoa quer.

 

A mensagem cordial de lembrete

E-mails com lembretes são ótimas maneiras de manter-se em contato com seus consumidores e prover a eles um serviço grátis.

Quando você oferece aos seus consumidores algo de valor, eles ficarão mais propensos a responder de forma positiva os seus esforços em marketing. Lembretes sobre um item relevante para a vida do seu cliente são exemplos perfeitos.

 

O ponto mais importante

O importante sobre a comunicação via e-mail marketing é que a pessoa não deve sentir que isso é apenas marketing interessado em vender. Ninguém pode forçar ninguém a comprar algo. As companhias que normalmente escolhemos para fazer compras e trabalhar estão falando obrigada, me desculpa e, por favor, volte. Eles estão comunicando-se como pessoas, e humanizar a sua marca é definitivamente um “must do”.

Tome apenas cuidado antes de planejar sua ação de e-mail marketing, se esse conteúdo é realmente relevante e necessário, ou se irá apenas ser mais um entre os vários e-mails que seu cliente recebe por dia. Lembre que antes de tudo é preciso analisar seu consumidor, entender suas necessidades e adaptar sua abordagem de e-mail marketing de acordo a isso. Se tiver dúvidas sobre e-mail marketing leia: Checklist para uma campanha de e-mail marketing.

 

Que tipo de comunicação via e-mail você tem enviado ou recebido para transformar leads em consumidores? Conte-nos nos comentários abaixo.

Autor Gabriela em ODIG Digital Marketing Experts
Gabriela Zanella

Faça seu comentário aqui: