Dia dos Namorados: como vender mais em apenas 5 passos! (preste atenção no nº 3)

16 de maio de 2016

dia dos namoradosVocê já parou para pensar nas inúmeras oportunidades de vendas ocasionadas por datas comemorativas no calendário anual?

Estratégias de vendas e comunicação aplicadas em datas comemorativas são sem dúvidas, algumas das ações de marketing mais eficientes. Nesses períodos, o mercado costuma ficar mais aquecido e agitado, pois os consumidores ficam mais sensibilizados e emotivos, aumentando a tendência ao consumo do mercado.

Quer promover seu negócio e aumentar suas vendas? Receba dicas de Marketing Digital no seu e-mail. Aplique técnicas que dão resultados, utilizadas por nós e nossos clientes. Inscreva-se abaixo:


Através de uma campanha de Dia dos Namorados, você tem a oportunidade de fazer com que o seu público-alvo tenha uma experiência positiva que reforce a relação que seu cliente tem com a marca. Além disso, você pode observar um impacto direto nos resultados do negócio, como a fidelização de clientes, destaque dos produtos e serviços, aumento da competitividade e, claro, aumento significativo no volume de vendas.

Durante Natal, Ano Novo, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Mães, Dia das Crianças, etc. os consumidores esperam receber ofertas e promoções especiais, seja qual for o seu segmento, portanto é importante que essa data seja explorada estrategicamente.

Com a aproximação do Dia dos Namorados no dia 12 de Junho, trazemos aqui algumas soluções simples e eficientes para entender a importância de uma campanha sazonal dentro de seu negócio, os principais benefícios e como planejá-las.

1.  Trace o objetivo da campanha

Quais resultados você espera gerar com essa campanha de Dia dos Namorados? Aumentar as vendas? Gerar maior visibilidade da empresa? Melhorar a imagem da marca? Fidelizar os seus clientes?

Planejar é, de fato, essencial para que a sua campanha seja eficaz e esteja alinhada com a realidade do mercado onde a sua empresa atua. Portanto, é fundamental que você tenha objetivos claros e atingíveis. Isto o ajudará a definir a estratégia que melhor se adapta à realidade da sua empresa.

2.  Defina o seu público-alvo

Homens, mulheres, jovens, adultos, classe A, B, C, etc. Qual o seu segmento? Conhecer bem o perfil dos seus clientes é uma arma poderosa que lhe ajudará a definir estrategicamente a sua campanha.

A melhor maneira de entender o que o seu público-alvo deseja, suas vontades, características de comportamento e como isso afeta a jornada de compra destes consumidores, é construindo uma Buyer Persona para esta campanha, ela personificará os seus consumidores e tornará o seu planejamento muito mais fácil – saiba mais sobre como fazer, você mesmo, uma Buyer Persona.

Se você souber exatamente qual público você deseja atingir, suas estratégias terão foco e gerarão muito mais resultado!

3.  Proporcione uma experiência incrível aos seus clientes

Atualmente, uma das maiores tendências do mercado é o crescente interesse dos consumidores por experiências únicas e individuais.

Colete dados pessoais e comportamentais de seu cliente e procure desenvolver ações pessoais que façam com que eles se sintam intimamente ligados à sua marca, esta é uma ótima maneira de construir uma relação entre a sua marca e o seu público-alvo. Conte histórias, crie envolvimento, faça com que seus clientes tenham experiências pessoais com as quais possam se conectar.

Em datas especiais como o Dia dos Namorados, as pessoas geralmente preferem consumir ou presentear “experiências”. Por exemplo, um jantar especial pode custar ao consumidor um preço relativamente elevado, entretanto, nessa situação o consumidor não está pagando apenas pela comida ou bebida consumida no jantar, mas sim pela experiência que o jantar o proporcionou. Esse conceito pode ser adaptado ao seu negócio e virar uma ótima oportunidade, principalmente em datas comemorativas.

Portanto não se esqueça! O cliente quer ter uma experiência extraordinária, faça com que os seus produtos/serviços proporcionem isto a ele!

4.  Provoque compartilhamento

Gere interatividade criando um conteúdo que toque as emoções do seu público-alvo, aproveite a oportunidade para aumentar a visibilidade da empresa, online e offline.

Durante as férias e em tempos de celebração, a tendência humana de compartilhar conteúdo atinge o seu pico, e uma única mensagem pode gerar repercussões muito maiores do que em outros períodos do ano. Além disso, criar conteúdo é a melhor maneira de ter muitos compartilhamentos em redes sociais e aumentar a visibilidade da sua marca. Mas se você ainda não cria conteúdo, é uma boa hora para começar a pensar sobre Inbound Marketing.

5.  Mensure os resultados

Uma das principais vantagens do Marketing Digital em relação ao Marketing Tradicional é a possibilidade de mensurar de várias formas e com grande precisão os seus resultados.

Uma ótima ferramenta a ser usada é o Google Analytics, nele você terá acesso a muitas informações sobre volume de visitas, origem das visitas (busca orgânica, link patrocinado, e-mail marketing, etc.), além de poder calcular o ROI (Return on Investment ou Retorno Sobre Investimento) das suas campanhas de marketing para saber se ela está dando lucro ou não.

Tudo isso lhe ajudará a melhorar as suas campanhas, se concentrar em canais de comunicação que realmente dão mais resultados e também eliminar pontos fracos que podem estar prejudicando os resultados da sua empresa.

Uma ótima ideia é usar o Calendário de Datas Comemorativas 2015 da ODIG para planejar as suas campanhas com antecedência e não perder essas oportunidades de aumentar a visibilidade do seu negócio. Não perca tempo! Trace uma estratégia e aumente as suas vendas neste Dia dos Namorados!

E-mail Marketing Dia dos Namorados

Infográfico de Dia dos Namorados

Autor Flavio em ODIG Digital Marketing Experts
Flavio Barboni

Jornalista, graduado pela Universidade Anhembi Morumbi (SP) e com experiência em redações, produção de conteúdo e em comunicação corporativa.

Faça seu comentário aqui: