Como o Inbound Marketing elegeu o presidente dos EUA

26 de abril de 2017

O Inbound Marketing é um conceito que aos poucos vai ganhando adeptos, curiosos, interessados e, claro, aqueles que chegam cheios de dúvidas e ressalvas. Se nem Jesus conseguiu unanimidade, imagina o Inbound! Tudo o que é novo gera dúvidas e ideias nebulosas, mas e se alguém te disser que o Inbound Marketing elegeu Barack Obama, atual presidente dos EUA?

Quer promover seu negócio e aumentar suas vendas? Receba dicas de Marketing Digital no seu e-mail. Aplique técnicas que dão resultados, utilizadas por nós e nossos clientes. Inscreva-se abaixo:


Campanha de Inbound Marketing Barack Obama

Exatamente: essa metodologia inovadora de marketing ajudou a eleger o homem mais poderoso do mundo. No livro “Inbound Marketing: Seja Encontrado Usando Google, a Mídia Social e os Blogs”, Brian Halligan e Dharmesh Shah contam como o atual homem mais poderoso do mundo venceu o poderio político e econômico de Hilary Clinton, com quem disputou as prévias pelo Partido Democrata em 2008.

Segundo os autores, Obama era apenas um senador democrata meio desconhecido do estado americano de Illinois, e na época cumpria seu primeiro mandato. Nos EUA, qualquer pessoa pode tentar uma candidatura à presidência, mas por questões de estrutura para competir, a disputa é bem polarizada entre os partidos Democrata e Republicano.

Campanha de Obama com marketing digital

Obama, assim como milhares de cidadãos, tentou a sorte e vencer o favoritismo interno do nome “Clinton” à candidatura dentro de seu próprio partido. A Hilary contava com uma atuação já conhecida como senadora por Nova Iorque, além de ser ex-primeira-dama.

Havia uma estrutura enorme para o envio de mala direta, e-mails, telemarketing e anúncios de TV e rádio, tudo para convencer que ela era a melhor candidata republicana para concorrer contra John McCain, o nome republicano para as eleições em 2008. Com bem menos recursos, Obama só poderia recorrer a meios mais baratos de difundir sua mensagem.

Campanha de Inbound Marketing Barack ObamaEm um trecho do livro, o estrategista da campanha online de Obama, Chris Hughes (e co-fundador do Facebook) resume como as ferramentas de marketing digital foram utilizadas: “o objetivo de nossa campanha online foi para ajudar os indivíduos a entender os valores de Barack Obama e de nossa campanha e tornar o mais fácil possível a eles que se engajassem com o trabalho da campanha. Tentamos abrir a maior quantidade de canais diretos de comunicação possíveis — usando e-mails, mensagens de texto, redes online — e equipá-los com ferramentas para divulgar a mensagem da campanha usando a tecnologia de rede tais como my.BarackObama.com [blog] e o Facebook.”

A palavra-chave do Inbound Marketing é engajamento e o pessoal da campanha do Obama entendeu isso perfeitamente. No caso da política, o produto é a própria candidatura e a forma de pagamento é o voto, mas para “vender” tudo isso é preciso convencer o eleitor de que o candidato X é melhor que o Y.

Ideias são conteúdo, conteúdo gera engajamento

Marketing é uma parte fundamental da política, principalmente durante as eleições onde o debate de ideias e propostas precisa de um meio para ser propagado e chegar até os eleitores. Analisando friamente, ideias e propostas são meramente conteúdo, assim como um guia de receitas que ensine a fazer bolos gostosos.

Conteúdo desperta dúvidas, sugestões, compartilhamento, comentários e quanto mais interessante e importante ele for para a vida de um grupo de pessoas, mais engajamento vai gerar. Como política é um assunto que impacta diretamente em nosso dia a dia, naturalmente, é um assunto com muito potencial para ser propagando.

Marketing Digital Barack ObamaFoi assim que a equipe de marketing digital interpretou o material que tinham em mãos, disseminando-o em blogs, redes sociais e vídeos no YouTube, impactando quase 30 milhões de pessoas. E, como dizem Halligan e Shah, o “resto é história”.

Obama ganhou espaço com textos e vídeos que foram trocados por cadastros de e-mail, newsletters com informação útil (novidades de campanha, propostas e discussões com a sociedade) e materiais ricos, o que consiste basicamente no Inbound Marketing.

Qual é a grande vantagem entre mais o marketing digital aplicado por Obama em relação aos métodos tradicionais utilizados pela Hilary? A capacidade de mensuração.

A equipe do atual presidente conseguiram visualizar os níveis de participação e relação com o conteúdo entre os 30 milhões alcançados pelo conteúdo digital. Já os marketeiros da concorrente, por mais competentes que fossem, dificilmente teriam tanta precisão em dizer qual foi o impacto de um anúncio de TV exibido para — supostamente — 30 milhões de pessoas.

O mini-documentário “Obama Digital” mostra em 25 minutos como o político entendeu as modernas relações entre candidato e eleitores, numa comunicação em que ambos os lados tem voz e devem ser ouvidos. Com o marketing digital e táticas de inbound marketing, é como se o cidadão norte-americano pudesse subir junto ao palanque com Obama.

Yes, We Can!

O mote da campanha de Obama, “Yes, We Can”, pode ser aplicado também ao seu negócio com o Inbound Marketing. Poucos são os empresários que têm condições de fazer um anúncio de 30 segundos ao custo de milhares de reais na TV, rádio e revista. Isso fora os custos de construir o anúncio, que envolve agências de publicidade, horas de produção etc

Usar técnicas do Inbound Marketing é efetivo inclusive para empresas que apostam em metodologias de venda Outbound. Sim, empresas que utilizam metodologias de Inside Sales podem apostar nas técnicas para manter o interesse do cliente.

O especialista em vendas Ciro Bottini nos recorda no site Você Vendedor da técnica AIDA. É um acrônimo para Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Você ou sua empresa podem se apoiar no Inbound para utilizar essa técnica de vendas matadora. O Obama fez isso!

No próximo post nos vamos te ajudar a elaborar uma estratégia de Inbound Marketing mais rápida e acessível, para te convencer que é possível adotar essa metodologia em seu negócio!

Enquanto isso, entenda o que é Inbound Marketing na prática!

Publicado originalmente em 2 de abril de 2016. Atualizado em 26 de abril de 2017.

Autor Flavio em ODIG Digital Marketing Experts
Flavio Barboni

Jornalista, graduado pela Universidade Anhembi Morumbi (SP) e com experiência em redações, produção de conteúdo e em comunicação corporativa.

Faça seu comentário aqui: