Checklist para uma campanha de e-mail marketing

28 de fevereiro de 2015

A internet é hoje o meio de obter informação. No Brasil, já passamos dos 80 milhões de pessoas online, levando em conta quem tem acesso em casa, trabalho, escola, lanhouse e onde mais puder. Dados do Ibope mostram um crescimento de cerca de 10% ano a ano nos últimos três anos. Se a tendência continuar, seremos entre 100 a 120 milhões online em 2015, ou mais. Há quem diga que teremos em torno de 124 milhões de acessos móveis à internet no país em 2014. Dos 39 milhões de celulares 3G e smartphones de hoje, podemos ter mais de 100 milhoes em 2015, ou quase.

A maioria das campanhas de publicidade incluem grandes investimentos na criação de websites e campanhas de e-mail marketing. Com um crescimento médio de 13% ao ano até 2015, a publicidade via web será o nicho de maior crescimento no país.
Os consumidores tem se rendido cada vez mais ao meio online. No ano passado, 26% dos gastos com mídia e entretenimento foram destinados ao mercado digital. A previsão é que essa fatia chegue a 33,9% em 2015.

O e-mail marketing ganhou popularidade pois produz resultados. Enquanto no final dos anos 90 e início dos 2000, o e-mail marketing era novidade. A acessibilidade ao e-mail hoje significa que os profissionais em marketing precisam trabalhar duro para acabar com a desorganização. No passado, ter permissão para enviar e-mails marketing era preferido, agora é requerido. Em última instância, a empresa deve esforçar-se mais na comunicação via e-mail , a partir de metas e objetivos e de uma visão a longo prazo dos resultados.

Mesmo que você seja um novato em e-mail marketing ou um profissional sazonal, ter uma estratégia e um passo-a-passo sobre onde ir é um fator crítico de sucesso para um e-mail marketing.

Ninguém é perfeito, e o erro humano é inevitável. Porém, quando se trata de campanhas de e-mail marketing, até o erro mais simples pode significar um motivo para o seu e-mail ser aberto ou imediatamente enviado para a lixeira. Aqui está a checklist para ajudá-lo a evitar os erros mais comuns em campanhas de e-mail marketing:

 

1. Faça todos os links funcionarem. Todos eles estão no lugar certo? E direcionam para o lugar certo?

 

2. Você tem uma versão plain text? Ela é igual ao seu conteúdo HTML?

 

3. Você tem as tags alt e ela mostram links?

 

4. Todas as suas imagens possuem links? E eles estão indo para o lugar certo?

 

5. Seu e-mail é personalizado e os nomes estão formatados corretamente na sua lista?

 

6. Você tem um botão de unsubscribe e ele funciona?

 

7. Você possui um texto confiável no formulário?

 

8. Você está acompanhando seus links através do Google Analytics?

 

9. Você limpou sua lista de distribuição de opt outs?

 

10. Como o seu e-mail aparece na caixa de entrada de diferentes clientes?

 

Confira esse checklist antes de disparar seu e-mail marketing!

Autor Gabriela em ODIG Digital Marketing Experts
Gabriela Zanella

Faça seu comentário aqui: