ASO na App Store: como fazer seu aplicativo se destacar na loja da Apple

03 de setembro de 2016

Fazer ASO na App Store, mais tradicional loja de aplicativos do mundo, continua extremamente relevante, mesmo quando a participação do sistema iOS no mercado de smartphones diminui a cada ano: menos de 14% contra 83% do Android, segundo a consultoria IDC.

ASO na App Store

O retorno é maior do que em sua principal concorrente. Enquanto a Google Play Store é a maior loja em número de aplicativos e base de usuários, o trunfo da App Store, o marketplace da Apple, é oferecer rentabilidade comprovadamente maior.

Fizemos um post recentemente para falar mais sobre o que é ASO e como a técnica pode impactar em sua estratégia de marketing digital.

Por que a rentabilidade da App Store é maior?

Com alto valor agregado, boa participação nos mercados mais ricos do mundo (EUA, China, Japão e Europa Ocidental), os dispositivos da maçã de Cupertino já possuem consumidores ‘catequizados’, acostumados a pagar pelos aplicativos.

Do outro lado, a Google Play Store se popularizou e cresceu com a expansão do uso de smartphones em países emergentes, principalmente no Brasil, Índia, Rússia e Coréia do Sul. À exceção dos sul-coreanos, os outros países possuem uma população geralmente com bem menos renda para gastar em aplicativos.

Não somos nós que estamos dizendo, mas sim a App Annie (em inglês), consultoria referência no mercado de aplicativos.

Características do ASO na App Store

Fazer o ASO — App Store Optimization na App Store é diferente da Google Play Store, já que as lojas levam em consideração e dão importância a fatores distintos.

Segundo o relatório divulgado pela NativeX (referência em Otimização de Loja de Aplicativos), o nome do aplicativo, CTR, velocidade e o total de downloads são os principais fatores on-page e off-page que impactam na relevância de um aplicativo da App Store.

Isso pode ser um grande dificultador para desenvolvedores de aplicativos iniciantes, mas não são fatores únicos. Assim, é possível compensar o “start” sem algumas das principais métricas consideradas pela loja da Apple.

Confira todos os fatores que impactam na otimização na App Store:

ASO na App Store

Fatores off-page

“Off-page” é tudo aquilo que está “fora” do controle do aplicativo: reviews, classificação dos usuários, ranqueamento nas mídias sociais, velocidade do download e a quantidade de downloads.

Fatores on-page

“On-page” é referente às informações do aplicativo, como palavras-chave, descrição do aplicativo na página, nome do desenvolvedor e nome do aplicativo.

O que impacta na exibição de um aplicativo na App Store?

Uma notícia boa, segundo o relatório da NativeX, é que vários fatores de maior impacto de ASO (App Store Optimization)/OLA (Otimização de Loja de Aplicativos) na App Store são on-page, o que deixa o desenvolvedor com maior controle sobre as ações para promover seu produto.

Entenda cada um deles a seguir:

Fatores de baixo impacto off-page

Geosignal — A localização do usuário não tem tanto peso na App Store. Não há tanta relevância para cada usuário sua localização na hora de baixar o aplicativo.

Backlines — Os links externos que o desenvolvedor consegue emplacar internet a fora, direcionando para a página do aplicativo também possuem baixo impacto na App Store. Ainda assim, vale investir na contratação de uma assessoria de imprensa no lançamento do app, nem que seja para divulgar a marca e promover testes.

Social Media Ranking — A popularidade de um app nas redes sociais, seja Facebook, Twitter ou qualquer outra é importante, mas não chega a ser decisiva na App Store. Parece que o pessoal de Cupertino não é mesmo afeito a redes sociais!

Sales — Curiosamente, as vendas não impactam tanto na relevância de um aplicativo da App Store. Lógico, os melhores apps em vendas tendem a se posicionar melhor, mas outros fatores pesam mais, sem dúvida.

Fatores de razoável impacto off-page

Rating Count (Current & Past)

Average User Rating — Os apps que recebem o maior número de avaliações positivas, ou seja, que obtêm mais de três estrelas, têm mais chance de se destacar na loja, mas não espere milagres na App Store apenas por ser bem avaliado.

Fatores de médio impacto off-page

App Updates — Para a App Store, é importante que o aplicativo continue recebendo suporte e melhorias.

Usage Weights — Com qual frequência o aplicativo é aberto pelos usuários? A App Store tem controle disso e usa os dados para impactar na relevância dele na loja.

Discard Rates — Se os usuários estão baixando seu aplicativo, mas ele vai para a lixeira pouco tempo depois, cuidado: isso pode prejudicar a relevância do seu produto na App Store. Não é um dos fatores mais importantes, mas tem impacto considerável.

Fatores de médio impacto on-page

App Category — Uma das principais diferenças em fazer o ASO na App Store é trabalhar bem a categoria do aplicativo. A própria Apple ensina os desenvolvedores (em inglês) o que deve ser considerado na hora da escolha.

Fatores de maior impacto on-page

Nome do Desenvolvedor (Developer Name) — O nome do desenvolvedor faz a diferença na hora de atribuir relevância. Para desenvolvedores menores, muitas vezes pode trazer um bom impacto incluir ao lado do nome o principal foco da empresa: “Estúdio Games”, por exemplo, no caso de um jogo a ser lançado na App Store.

Palavras-chave — Diferente da loja do Google, o ASO na App Store leva em consideração as palavras-chave e aqui é possível inseri-las na hora de cadastrar o aplicativo. São permitidos até 100 caracteres para definir as palavras-chave, o que exige muita sabedoria, planejamento e conhecimento do público-alvo ao escolhê-las.

Fatores de alto impacto off-page

Click-Through Rate (CTR) — Algo bem comum em Analytics e na compra de mídia programática, como Adwords e Facebook Ads, o CTR é a taxa de cliques, resultado da divisão de cliques por impressões, vezes que o aplicativo apareceu para os usuários na App Store.

Velocidade do Download — A velocidade do download, por não estar no controle direto do desenvolvedor, é considerada um fator off-page. A App Store considera importantíssimo que os apps tenham melhor performance na hora de baixar e instalar, ou seja, vale avaliar o mercado no qual o desenvolvedor pretende atuar, verificando as velocidades de conexão média, para focar parte do desenvolvimento no tamanho final do aplicativo.

Total de downloads — Cada vez que um aplicativo é baixado, a App Store bonifica com relevância. Semelhante à Google Play Store, é a prova social em sua forma mais primitiva: se é muito baixado, deve ser bom ou ter uma boa reputação. Isso é um dos grandes desafios dos desenvolvedores iniciantes, pois naturalmente o aplicativo não terá muitos downloads no início.

Fatores de alto impacto on-page

Nome do Aplicativo — O nome do aplicativo tem alto impacto em sua exibição. Assim, se um app de calculadora receber esse nome, as chances de ser encontrado são maiores do que se tiver um nome estilizado ou que não revela os reais objetivos do app. O problema é que nem todos os desenvolvedores imaginam seu produto com um nome genérico como “calculadora”.

Autor Flavio em ODIG Digital Marketing Experts
Flavio Barboni

Jornalista, graduado pela Universidade Anhembi Morumbi (SP) e com experiência em redações, produção de conteúdo e em comunicação corporativa.

Faça seu comentário aqui: