6 Passos para Relatórios de Mídias Sociais

20 de agosto de 2013

6 Passos para Relatórios de Mídias Sociais

Em termos de mídias sociais, muitas pessoas possuem dificuldades de elaboração de um relatório que contemple todos os pontos essenciais. Acontece que muitos não sabem por onde começar ou quais pontos são esses. Além disso, não existe modelo pronto na internet onde simplesmente insere-se os dados e pronto, está completo.

Isso acontece porque:

1) Mídias Sociais são canais de relacionamento e

2) Existem maneiras quantitativas e qualitativas de mensurá-las.

Então vamos conferir os 6 passos para você fazer um relatório lindo e palpável para o seu chefe ou cliente:

 

1) Tenha seu Planejamento

Muitos pularam essa parte ou simplesmente se baseiam em: “realizar postagem sobre marketing nas quintas”. Se você já possui algo do tipo, parabéns, você tem uma noção maior das ações que quer tomar! Mas como mencionamos antes, mídias sociais são canais de relacionamento e elas podem gerar reputação e vendas de acordo com seu negócio. Por isso torna-se muito importante ser estratégico no planejamento das plataformas. Se você não sabe por onde começar, baixe nosso modelo de planejamento de mídias sociais e já tenha em mãos em poderoso recurso, inclusive de mensuração.

 

2) Meça a quantidade de Interações com os canais

Calcule o número de usuários que interagiram com a empresa nos canais no período em análise. Leve em consideração retweets, replies, curtidas, menções, respostas a enquetes, compartilhamentos e tudo que configurar alguma interação de usuários com o canal da organização. Esse é o momento de realizar comparativos de gráficos e dados, no Facebook você encontra na própria página todos esses dados e no twitter você pode utilizar o TweetStats.

 

3) Verifique o Impacto

Qual é o alcance que suas ações estão atingindo no mundo virtual? As principais métricas usadas para mensurar são número de publicações que foram visualizadas e também o alcance dos seus tweets e hashtags. A ferramenta Twitter Reach é uma ótima indicação para determinar o impacto que o seu canal no Twitter tem. Já para visualizar os resultados desse indicador no Facebook, acesse a página de estatísticas do próprio Facebook.

 

4) Confira ações que causaram mais engajamento

Quais os tópicos que geraram mais retweets ou curtidas? Qual publicação fez seu público dialogar mais com sua empresa e uns com os outros? Realizando essa análise você descobre quais os assuntos mais relevantes para seu público e, consequentemente, você sabe quais conteúdos gerar.

 

5) Demonstre dados qualitativos

Como mencionamos, mídias sociais são canais de relacionamento social. Por isso a análise qualitativa é de extrema importância. Seus comentários e interações são positivos ou negativos? Colete depoimentos de seus clientes, interações com maior destaque, o que seus usuários pensam sobre seus canais e as palavras mais utilizadas para alcançar suas contas.

 

6) Cruze informações

Vale a pena coletar todos esses dados e ainda cruzar informações. Como suas plataformas estão interagindo entre si e como elas estão potencializando umas às outras?

Por fim, não é difícil realizar um relatório de mídias sociais se você souber coletar as informações certas. Então fica a última dica da ODIG: tire print-screens e tente fazer seu relatório o mais visual possível. Quanto mais palpável esses resultados ficarem para seu cliente, melhor!

 

Não deixe de baixar nosso modelo de planejamento de mídias sociais!

 

ebook marketing digital para iniciantes

Autor Gabriela em ODIG Digital Marketing Experts
Gabriela Zanella

Faça seu comentário aqui: