4 dicas poderosas para gerar tráfego para o seu site

28 de maio de 2015

4 dicas para gerar mais tráfego

É comum no meio empresarial se pensar que para que um site receba visitas basta apenas que ele esteja online. Entretanto, devemos lembrar que para que isto aconteça, ou seja, para que o site receba tráfego, é necessário que as pessoas encontrem o seu site através dos buscadores, como o Google.

Existem duas formas de ser encontrado com mais facilidade no Google: através de anúncios patrocinados – entenda como funcionam os anúncios patrocinados do Google – ou por meio de uma estratégia chamada SEO (Search Engine Optimization), que tem por objetivo, fazer com que o site da sua empresa apareça na primeira posição da lista de resultados do Google quando as pessoas pesquisarem assuntos relacionados à sua empresa.

Os critérios de avaliação do Google envolvem muitos fatores, entre eles, a autoridade que a sua página tem sobre o tema pesquisado, a quantidade links de outros sites que levam ao seu, a quantidade de links internos na página, a velocidade do carregamento da página, etc.
Desta forma, existem muitas coisas que você pode melhorar no site da sua empresa, focando um melhor rankeamento do seu site. Confira as nossas dicas:

1.  Não ignore o básico

Acredite ou não, em termos de SEO, as alterações mais básicas e corriqueiras são aquelas que funcionam melhor: atenção com o page title, erro 404 e alt text.

Page title refere-se ao título da página que é um dos principais fatores que os robôs de busca vão utilizar para indexar o seu site e relacionar com o que está sendo pesquisado. Se o seu interesse é rankear nas primeiras posições do resultado de busca, aqui vão algumas dicas: a palavra-chave deve aparecer sempre no início do título; limite seu título com no máximo 60 caracteres, esse é o tamanho ideal para que seu título não seja cortado na hora da busca; não abuse da palavra-chave no título para buscar uma classificação melhor, o Google vai ler isso como “keyword stuffing” e classificar seu site como spam; e descreva com precisão o conteúdo da página no seu título, que deve ser sucinto.

Erro 404 é o “feijão com arroz” do seu website, é aquele erro que aparece quando aparece para o usuário quando ele chega em uma página que não existe, que está quebrada ou que a URL foi trocada: é a famosa “página não encontrada”. Uma página de erro 404 personalizada que ofereça ao usuário uma página alternativa àquela que ele buscava, direcionando para outra a página inicial do seu site ou para uma página com conteúdo relacionado ao que foi pesquisado. Se a página buscada, por exemplo, era um blog post que foi excluído, forneça essa informação ao usuário e o direcione para o blog. A experiência do usuário melhora muito, assim como a otimização do site e o volume de tráfego.

Alt text é o texto alternativo que você usa quando, por algum motivo, uma imagem que você colocou no seu site não aparecer. Então, quando seu público estiver lendo o post e a imagem não aparecer, um texto explicando o que é a imagem e contendo a palavra-chave é um aliado na otimização do seu website, que ranqueará ainda melhor na palavra escolhida.

2.  Faça internal link entre seu conteúdo

Ocasionalmente você escreve um blog post que tenha conteúdo relacionado ao que você produziu anteriormente, e você vê que se complementam. Essa técnica é conhecida como internal link, que é utilizada para aumentar a relevância do seu site, ou seja, quando um link aponta para sua página, você ganha relevância e fica melhor posicionado no rankeamento dos sites de busca. É como se fosse um voto de confiança ou um ponto a mais em um jogo. Você pode começar avaliando o seu conteúdo e definindo o que pode ser usado para complementar o conhecimento do usuário e depois fazer esse trabalho de linkagem interna entre ‘posts e posts’ e ‘posts e outros links relevantes do seu website’. Quer um exemplo? “O primeiro passo para definir a linha de geração de conteúdo da sua empresa é definir para quem será produzido, ou seja, qual buyer persona da sua empresa vai ser o público-alvo”. Nessa frase eu inseri dois de nossos links internos: “geração que conteúdo” que leva para nossa página desse serviço, e em “buyer persona” foi inserido o link para um post do blog que explica o que é uma buyer persona e mostra como você pode criar a sua. Assim, você oferece uma experiência mais enriquecedora para o usuário, além de reconhecer seu conteúdo e otimizar sua página.

3.  Modifique seu conceito de Assessoria de Imprensa

O melhor marketing de conteúdo é aquele que oferece aprendizado para o público, certo? É fato que 70% dos consumidores preferem conhecer uma empresa através de conteúdo do que de publicidade. Então, ao investir em assessoria de imprensa, reconsidere a ideia de divulgar a sua empresa ou serviços e produtos frente aos veículos de comunicação, mas pense em desenvolver e divulgar seus conteúdos educativos como e-books e webinars. É uma forma de você fortalecer a sua empresa como referência e fonte de informação na sua área, além de possuir uma aceitação maior do público.

4.  Dividir para conquistar

Co-marketing acontece quando duas empresas querem atingir o mesmo público-alvo e unem esforços (e contatos) para alcançar e envolver um número maior de potenciais clientes. No meio digital, a forma mais comum de co-marketing acontece através da criação de materiais como posts, vídeos, webinars, e-books em comum. Além da divulgação, que por abranger a base de contatos das duas empresas, tem chances de uma audiência maior do que se trabalhassem individualmente. Vale lembrar que não são só as responsabilidades que devem ser divididas proporcionalmente, mas os leads gerados também devem estar nessa divisão.

 

 

Essas dicas, além de ajudarem no rankeamento do seu site, vão fazer com que a sua página se torne autoridade em assuntos relacionados à sua empresa. Este é o melhor caminho para otimizar o seu website e/ou blog, e obter um aumento de tráfego significativo, e consequentemente, impulsionar os resultados da sua empresa.

Autor Layon em ODIG Digital Marketing Experts
Layon Hoffmann

Faça seu comentário aqui: