10 dicas de Marketing de Conteúdo que vão dar um upgrade nas suas mídias sociais

21 de maio de 2015

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é visto por muitos profissionais da área, como o futuro do marketing, isso se deve ao fato de que os usuários da internet estão se tornando cada vez mais exigentes com o que buscam.

Além disso, o marketing de conteúdo é a estratégia que possui o melhor custo-benefício em termos de marketing: custa em média 62% menos que o marketing tradicional e gera até 3 vezes mais leads.

O seu marketing de conteúdo está precisando dar uma acelerada? Nós aqui da ODIG Marketing Digital nos inspiramos no evento “RD On The Road”, com André Siqueira da Resultados Digitais e preparamos estas 10 dicas que vão fazer toda a diferença nos seus resultados:

1.  Fez um vídeo para o Facebook? Publique direto lá!

O Facebook dá mais relevância para usuários que postem seus vídeos ali mesmo, sem antes publicar ele no Youtube, ou seja, o Facebook quer que você gaste tempo comentando, curtindo, postando vídeos, fotos e compartilhando na plataforma deles. Isto impulsiona as suas publicações. Então, que tal despender mais tempo ali?

2.  O Facebook te conhece. E conhece o seu cliente!

Ele possui dados muito pessoais seus e é assim que oferece as recomendações na sua timeline, com base no que você e seus amigos visitam, curtem e compartilham.

Se você conhece bem o seu público-alvo, e souber como direcionar corretamente sua campanha, a mensagem vai chegar até ele. Como? Apesar de não ser muito conhecida, existe uma maravilhosa ferramenta criada pelo Facebook que tem o objetivo de impulsionar a sua publicidade: o Power Editor.

Caso você ainda não tenha ouvido falar dele, o Power Editor é uma extensão para Google Chrome que tem a capacidade de criar e gerenciar campanhas com mais precisão e otimização do que o painel “normal” oferecido para as fanpages pelo Facebook. Nesta ferramenta você também encontrará mais opções de segmentação e direcionamento da campanha que valem muito a pena conferir.

3.  Aposte em audiência customizada

Ao criar uma campanha no Facebook Ads, existe a opção “audiência customizada” que oferece a opção de trabalhar com um grupo específico de pessoas, seja fazendo upload de uma lista de e-mails e telefones ou selecionando características (como páginas que curte, se visitou ou não sua fanpage) do perfil daqueles que você quer atingir.

Assim, depois de colocar uma lista customizada de contatos no Power Editor é só utilizar a opção que lista pessoas com perfis semelhantes (chamada Lookalike) e o Facebook se encarrega de identificar o perfil e comportamento que eles possuem em comum. Além disso, você também pode optar por excluir um determinado grupo de pessoas da campanha que possuam um perfil não desejado. Dessa forma, a audiência customizada permite que a sua campanha seja mais assertiva, gerando taxas de conversão maiores.

4.  Utilize o LinkedIn para gerar listas

Aproveite que a plataforma profissional lhe oferece essa opção e importe listas customizadas das suas conexões (contatos) que casem com o perfil do seu público-alvo. A ideia é que depois você pode usá-las para criar campanhas personalizadas, como feito com as listas utilizadas no Facebook. Bacana, né?!

5.  Ofereça produtos ou serviços específicos para cada lead via Facebook

A opção Dark Post (também conhecidos como Unpublished Posts) é um tipo de postagem que não fica publicada na sua linha do tempo como um post normal, através dessa ferramenta você pode exibir anúncios apenas para um determinado grupo de contatos que você selecionar.

É uma ótima forma de direcionar o seu marketing de conteúdo para segmentações bem específicas de contatos, criando campanhas para cada segmentação sem precisar encher a sua timeline com várias publicações.

Segundo o Viver de Blog, conteúdos de mídias sociais impulsionam muito as vendas: 61% das empresas encontram consumidores via LinkedIn, 67% via Facebook e 53% via Twitter. Vale a pena segmentar bem, não?!

6.  Anuncie para os que não são seus leads

Tem muitos seguidores no Facebook? Criar uma campanha de marketing de conteúdo exclusivamente para transformar alguns desses seguidores em leads pode ser uma ótima ideia. É simples: na hora de segmentar uma nova campanha no Power Editor, selecione o grupos de leads que estão entre os seus contatos e os exclua. Após isso é só criar um anúncio bem atrativo e captar novos leads!

7.  Crie annotations no seus vídeos do Youtube

Sabe aquelas janelinhas translúcidas que ficam sobrepostas aos vídeos do Youtube, elas geralmente contêm um link, e não é por acaso!

Essas annotations são muito eficientes na hora de gerar tráfego para sites e até mesmo mais visualizações em outros vídeos do seu canal. Então por que não criar anotações pertinentes ao assunto que está sendo tratado no vídeo? Você pode criar annotations com indagações – e com a resposta na página de destino do link – ou complementar o que está sendo dito e direcionar para posts no seu blog. É mais uma maneira de gerar tráfego para seu site.

8.  Siga seu lead

Por que não estabelecer que em determinado estágio do Funil de Vendas, você vai seguir no Twitter o seu lead? É uma ótima forma de estreitar o relacionamento com ele.

9.  Não se limite a 140 caracteres

O Twitter possui uma ferramenta chamada Twitter Cards, que permite eu você adicione fotos, vídeos e outros tipos de mídias que direcionem para seu website.

Você pode usar os tipos de “Cartões” que o Twitter disponibiliza: cartões com um resumo do link para onde será direcionado, cartões com um resumo do link e uma foto em destaque, cartões apenas com fotos ou galerias de fotos, cartões para disponibilizar download de aplicativos para mobile, cartões para mídias como áudios e vídeos, e cartões para divulgação de produtos. Quando você utiliza essa ferramenta, a Taxa de Cliques Recebidos (CTR) aumenta em até 87%.

10.  Tweete essa frase!

Separe algumas frases do seu texto que são relevantes sobre o tema e deixe ao longo do texto com botões de “Compartilhamento” e de “Tweete essa frase”.

Essa é uma ideia que gera muito engajamento e interação com o seu público, além de resultar em mais compartilhamentos! Nós usamos essa técnica na nossa página de Inbound Marketing! Dá uma olhada no exemplo:

Tweet essa frase!

O marketing de conteúdo é o melhor caminho para que a sua empresa se torne referência na sua área de atuação, ajude os consumidores através do conhecimento e ainda engaje potenciais clientes. Usando essas dicas você conseguirá muito mais likes, compartilhamentos, e consequentemente, melhor ranking nos buscadores.

Autor Layon em ODIG Digital Marketing Experts
Layon Hoffmann

Faça seu comentário aqui: