Marketing pessoal nas redes sociais

Marketing pessoal nas redes sociais
 
Em um contexto onde o mercado de trabalho encontra-se cada vez mais competitivo e conectado, não basta ser reconhecido pelo seu trabalho e desempenho, é necessário que ele seja visto pelos demais e utilizado no âmbito profissional como mais uma maneira de ascender a sua carreira.
 

Marketing pessoal nas redes sociais.

O marketing pessoal nas redes sociais tornou-se um dos principais recursos para a captação de talentos utilizados por diversas empresas.


 
O marketing pessoal nas redes sociais tornou-se um dos principais recursos para a captação de talentos utilizados por diversas empresas, desde o recrutamento, até durante o processo de seleção. Fazer uso dessa ferramenta pode ser um fator decisivo para promover a própria imagem. Veja abaixo seis dicas sobre como se posicionar trazendo benefícios para a sua carreira:
 
 

Explore suas vantagens

 
Conheça seu diferencial competitivo e ressalte-o, destaque seus pontos fortes e vantagens que o diferem dos demais profissionais a fim de adaptar de forma inteligente as suas estratégias e tirar proveito desse diferencial.
 
 

Saiba como você é visto pelos seus colegas de trabalho

 
O autoconhecimento nem sempre é suficiente, saiba como você é percebido para que também seus colegas reconheçam seu potencial.
 
 

Trace objetivos

 
Construa uma visão de como você gostaria de ser visto com as suas potencialidades preenchidas e os conhecimentos e habilidades que você precisa ter para alcançar seu objetivo.
 
 

Construa uma história

 
Para fortalecer sua imagem, você precisa saber como posicioná-la. Conte uma história baseada na sua carreira e suas conquistas pessoais.
 
 

Lance sua marca

 
Apresente-se para profissionais bem posicionados no mercado através de e-mail, encontros e mídias sociais, amplie sua rede de contatos e mostre o seu trabalho.
 
 

Prove seu valor

 
Lembre-se que a melhor promoção sempre será o trabalho bem feito, é a parte concreta do marketing pessoal.
 

Além disso, um dos grandes segredos do marketing pessoal nas redes sociais é que as suas ações são potencializadas através da grande integração existente entre os canais. Atualmente, 21% das empresas utilizam Facebook, Twitter e LinkedIn para conhecer o perfil dos candidatos.

 
Essa última rede, o LinkedIn, tem tido destaque absoluto como fonte para ampliar rede de contatos profissionais. 48% das empresas utilizam apenas ela para esses fins, sendo que apenas 1% utilizam o Facebook ou o Twitter. Enquanto um usuário normal tem cerca de 10 conexões, um recrutador tem 616, sendo que 28% deles tem mais de 1.000 e sua rede de contatos cresce em 18,5 toda semana. Essa rede também é mais competitiva, já que tem 8.8 vezes aplicações a mais do que o Facebook para única vaga. Veja o infográfico abaixo:
 
Clique na imagem para ver o infográfico
 

A percepção da sua marca pessoal vai depender muito do seu uso dessas ferramentas para evitar alguns erros que já estão se tornando clássicos em presenças pessoais nas redes sociais. Para usá-las, faça  uma distinção bem clara sobre o que é seu marketing pessoal e o que é seu perfil privado e defina uma linha de conteúdo para cada rede.

 
O marketing pessoal nas redes sociais é o substituto natural para a primeira etapa da criação de relacionamentos profissionais, portanto, deve merecer uma atenção especial por parte de quem deseja criar uma marca pessoal na Internet.  Conhecer a filosofia e funcionamento dessas ferramentas é etapa fundamental para o sucesso nesta área, e a pesquisa é parte do seu dever de casa.
 

Gostou do post? Assine nossa Newsletter do site e mantenha-se atualizado(a) sobre marketing digital e outros assuntos que podem ajudar no desenvolvimento e promoção da sua carreira e negócios na Internet.

 

Você irá gostar de ler também: 20 regras do marketing em mídias sociais, 12 dicas para melhorar Fanpages, 15 lições para se ter uma carreira de sucesso, Dicas sobre como criar marketing que as pessoas amam.

Categorias

About the Author: