Geração de Conteúdo: acertando no alvo

06 de março de 2015

Geração de Conteúdo - acertando no alvo

 

Geração de conteúdo é uma ferramenta que é utilizada para engajar o seu público com conteúdo relevante, valioso e realmente útil. Quando sua você mantém um site atualizado com conteúdo de qualidade, você está atraindo potenciais clientes interessados no seu negócio.

O trabalho de geração de conteúdo para um blog requer muita atenção e dedicação por parte da equipe, e está em constante aprimoramento.Se você precisa de ajuda para começar ou para potencializar os resultados do seu blog, nós temos algumas dicas e ideias:

 

Tire as dúvidas dos clientes

As dúvidas dos seus clientes podem ser dúvidas dos seus potenciais clientes também. E transformar dúvidas deles em posts, webinars, eBooks ou outros materiais, pode ser muito valioso. Para isso, converse com o time de vendas, suporte e pós-vendas, eles conhecem as principais perguntas dos clientes.

Junte informações sobre o seu setor

Para ajudar no crescimento do seu setor de atuação vale reunir estatísticas, gráficos, dados e outras informações em um único post e facilitar o acesso à eles. Este tipo de conteúdo costuma ter muito tráfego e receber muitos links, posicionando melhor a sua página nos resultados dos buscadores.

Inove os seus textos

Um post pode ir além de um simples texto, é possível enriquecê-lo com imagens, vídeos, áudios ou outros materiais visuais que o tornem mais atrativo aos olhos dos usuários. Inovar e incrementar o conteúdo em um blog faz toda a diferença e dá mais destaque aos posts.

Buque a opinião de outros profissionais sobre o assunto

Consultar a opinião de outros autores que não trabalham com você pode te oferecer uma visão diferente sobre o mesmo texto, apontar erros que você não tinha notado e também observar pontos que não foram explorados. Convide outros profissionais para escrever no seu blog e conheça outros perspectivas sobre o assunto.

Crie listas de assuntos

Na hora de escrever, procure levantar todas as suas referências de conteúdo e todas as suas ideias. Crie listas como “tendências de mercado”, “conteúdos do funil de vendas – topo, meio e fundo de funil”, “inspirações de outros blogs” ou “conteúdos com maior volume de buscas sobre o meu negócio” para facilitar o seu trabalho. Organize os temas, pesquise mais sobre eles e as ideias virão.

Publique notícias

Existem notícias que são importantes para seus clientes e fazem a diferença para o mercado. O lançamento de novos produtos, aprovação de novas regulamentações ou informações sobre a economia podem afetar o seu negócio. Por isso, estar atualizado e comentar estas notícias pode ser um diferencial para você diante do seu cliente.

 

Entreviste alguém

A vantagem da entrevista é que o foco do assunto é transferido para outra pessoa. Entrevistas com experts sempre chamam a atenção e são interessantes aos olhos dos consumidores. Hoje com as facilidades de e-mail, skype, as entrevistas ficam bem simples de serem feitas.

 

“Ressuscite” posts antigos

Seus posts antigos sempre podem ser melhorados, por mais sucesso que eles tenham feito. Use o post antigo como base e depois, através de novos aprendizados e maturidade no mercado, complemente-o com o que for relevante.

 

Olhe seu pacote de Web Analytics

O pacote de Web Analytics pode indicar a localização geográfica dos seus leitores, as páginas mais visitadas e outras informações que vão te ajudar orientar melhor o conteúdo a ser escrito. Vale a pena consultar essa ferramenta e ter em mãos informações relevantes sobre quem mais acessa o seu blog.

 

Faça reviews de livros de sua indústria

Você provavelmente já está por dentro dos principais assuntos escritos da sua indústria. Que tal, ao finalizar a leitura, escrever um review sobre ele? Além de ser um exercício de aprendizado e absorção de conceitos, essa prática mostra que você está antenado às últimas tendências e que é bastante útil para os leitores.

 

Você gostou das dicas? Esperamos que elas tenham ajudado você a melhorar a geração de conteúdo do seu Blog. Após isso, é só montar um calendário editorial e colocar em prática!

 

Este post foi adaptado do artigo da Hubspot.

Autor Gabriela em ODIG Digital Marketing Experts
Gabriela Zanella

Faça seu comentário aqui: