BLOG
11 de junho de 2015

E-mail marketing: 5 dicas que vão te deixar de queixo caído

e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das principais ferramentas, e uma das preferidas pelos especialistas em termos de marketing digital. Entre as muitas vantagens de usar o essa ferramenta, encontram-se a possibilidade de segmentação da maneira que a empresa julgar conveniente e o caráter pessoal das mensagens, que transmite a sensação de intimidade entre o remetente e o lead. Selecionamos algumas das nossas melhores dicas sobre e-mail marketing para você usar na sua empresa.

1. Mostre o caminho que será trilhado

Você já deve ter recebido um e-mail marketing daqueles que ficam revelando alguns detalhes sobre a próxima mensagem, só pra te deixar curioso, não é? Essa é a grande sacada do e-mail marketing: fazer com que você fique esperando pela próxima mensagem!

Enviar e-mails para seus clientes, se feito errado, pode ser um “tiro no pé” e gerar muitos cancelamentos. Com o objetivo de evitar este transtorno, dar uma prévia do conteúdo que o lead receberá nos próximos e-mails vai deixar o seu e-mail marketing com “gostinho de quero mais”. Quer um exemplo? Dê uma olhada na imagem abaixo, ela mostra de maneira bem simples, como conquistar a atenção dos seus leads. Segundo a Resultados Digitais, dar uma amostra prévia do conteúdo, pode reduzir em até 45% o número de descadastramentos (opt-out) que sua empresa receberá.

E-mail marketing

2. Não venda produtos, venda os resultados que eles vão gerar

Hoje sabemos que clientes que recebem e-mail marketing contendo ofertas de produtos e serviços, gastam em média 83% mais em compras online, isso mostra que vale muito a pena investir nessa ferramenta! Porém, se você aceitar o desafio de divulgar seu produto ou serviço através de e-mail marketing, é importante saber como abordar os clientes: ao apresentar o produto/serviço da sua empresa, não foque totalmente nas especificações técnicas dele, enfatize os resultados que os produtos podem oferecer e os problemas que ele vai resolver. Desta forma fica mais fácil para o cliente entender porquê ele precisa dos produtos que a sua empresa está vendendo.

3. Segmente bem seus clientes

Para que a sua empresa consiga ótimos resultados com e-mail marketing, é muito importante segmentar bem os seus clientes, pois buyer personas diferentes tendem a ter jornadas de compras diferentes – saiba mais sobre buyer persona. Mesmo que a oferta seja a mesma para todos os consumidores, segmentar seus contatos faz com que você direcione melhor seus esforços e adapte melhor as campanhas para cada grupo, de acordo com suas demandas específicas. Divida os contatos de acordo com o perfil criando uma buyer persona e crie uma campanha para cada grupo, que seja direcionada para os seus interesses.

4. Avalie a qualidade dos seus leads

Toda empresa tem aquele lead que só “seguiu o fluxo” de automação mas não consumiu nenhum conteúdo: baixou um material de topo de funil, e está chegando na fase de oferecer pra ele algum tipo de serviço, só que ele não interagiu em nenhum momento, não clicou em nenhum link do e-mail. E agora você fica em dúvida se esse lead ainda pode sobreviver, se pode ser salvo ou se é preciso desapegar porque ele não vai avançar. Como você faz essa escolha? Analise o score dele, o perfil e a intenção de compra que ele demonstrou, se ele se encaixa na persona que foi definida para sua empresa. A partir da análise do potencial do lead, você decide se investe seu tempo para salvá-lo ou se desapega de vez.

5. Após o download, continue oferecendo conteúdo

Quando um lead faz download de um material, você o direciona para a página de agradecimento. Não utilize essa página apenas para agradecer, ofereça para ele o próximo passo, que pode ser em forma de um post que complemente o material que ele baixou, pode ser mais um material que esteja na sequência, pode ser um vídeo explicando como aproveitar o material que ele está recebendo. Ou seja, indicando um próximo conteúdo, você terá a chance de pedir dados diferentes e coletar mais informações para completar o perfil do lead.

Segundo o Viver de Blog, 92% dos usuários da internet têm pelo menos 1 conta de e-mail, isso nos mostra o quanto pode ser produtivo e rentável investir em estratégias de e-mail marketing. Você pode usar o e-mail marketing em quase todos os setores de negócios, seja na área de educação, varejo, serviços… Esta é realmente uma ferramenta muito versátil e que, sem dúvidas, gera poderosos resultados.

Layon Hoffmann